Lula parabeniza Keir Starmer por eleição como primeiro-ministro do Reino Unido
Líder do Partido Trabalhista ganhou as eleições, e legenda vai retornar ao poder depois de 14 anos de governo do Partido Conservador
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais nesta sexta-feira (5) para parabenizar Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista, eleito novo primeiro-ministro do Reino Unido na última quinta-feira (4). A legenda obteve a maioria dos votos e retornou ao poder depois de 14 anos de governo do Partido Conservador.
Leia mais
“Quero saudar Keir Starmer, novo primeiro-ministro eleito do Reino Unido pelo Partido Trabalhista. Desejo um ótimo mandato. Conte com o Brasil para o fortalecimento dos laços diplomáticos entre nossos países, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da democracia”, disse Lula.
Starmer foi eleito o novo primeiro-ministro do Reino Unido com uma maioria histórica no Parlamento britânico. O resultado deve se converter, também, na maior derrota dos tories, como são conhecidos os conservadores britânicos, em quase 200 anos. Eles devem deixar o poder após 14 anos e cinco primeiros-ministros neste período, em um governo marcado pela saída do Reino Unido da União Europeia durante a gestão de Boris Johnson em 2020.
Sob a liderança de Starmer, o Partido Trabalhista conseguiu a vitória após mudanças políticas que afastaram o partido da esquerda e o aproximaram do centro. Políticos tradicionais da legenda, como o ex-líder Jeremy Corbyn, foram banidos de concorrer pelos trabalhistas por acusações de antissemitismo.
Starmer é advogado de 61 anos, ex-promotor-chefe da Inglaterra e País de Gales e se tornou conhecido pelo pragmatismo político. Entre as propostas apresentadas nesta eleição, os trabalhistas prometem aumentar os investimentos públicos, criar uma empresa estatal para energia limpa com um novo imposto sobre empresas que prejudicam o meio ambiente e aumentar o salário mínimo.
Outras propostas incluem aprimorar os impostos sobre escolas particulares para melhorar o investimento em novos professores em escolas estaduais, reduzir os tempos de espera na saúde pública e aumentar o apoio às mulheres vítimas de violência.
Com a vitória, Starmer é o primeiro premiê trabalhista britânico desde Gordon Brown, que deixou o poder em 2010 para o conservador David Cameron. Theresa May, Boris Johnson, Liz Truss e Rishi Sunak, o atual premiê, estiveram à frente do país no período com o uso de um mecanismo que possibilita a troca de premiê sem a realização de eleições gerais.