Lula participa da coroação do rei Charles 3º neste sábado, em Londres
Série de eventos começa às 2h da manhã, no horário de Brasília, e termina na segunda-feira; cerimônia principal será às 7h
Brasília|Emerson Fonseca Fraga, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Londres, no Reino Unido, para participar da cerimônia de coroação do rei Charles 3º. A série de eventos começa oficialmente neste sábado (6) às 2h da madrugada, pelo horário de Brasília. A cerimônia ocorre na Abadia de Westminster, às 7h, também pelo horário de Brasília, e será transmitida pela Record News.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
" gallery_id="644fdf5d1df97b1059000229" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/brasilia/lula-participa-da-coroacao-do-rei-charles-3-neste-sabado-em-londres-06052023"]
A cerimônia principal de coroação será limitada a 2.000 convidados, terá pouco mais de uma hora de duração e contará com uma carruagem com ar-condicionado, vidros elétricos e suspensão hidráulica. Os custos dos eventos são altos e incomodam parte dos britânicos. A coroação custará aos cofres públicos até 100 milhões de libras esterlinas, o equivalente a R$ 625,3 milhões.
Confira o cronograma dos eventos deste sábado (pelo horário de Brasília):
2h: Início da celebração formal
5h30: Chegada dos convidados
6h20: Procissão até a Abadia de Westminster
7h: Cerimônia de coroação na Abadia de Westminster
9h: Procissão da coroação
10h30: Saudação à multidão no Palácio de Buckingham
Sem artistas britânicos
Os cantores Lionel Ritchie, Katy Perry e Andrea Bocelli encabeçam a lista de artistas que vão se apresentar no show da coroação, anunciou a emissora pública BBC ao revelar o nome das principais estrelas, nenhuma delas britânica.
O espetáculo também contará com a banda Take That e com o compositor de música clássica Alexis Ffrench, que se apresentarão para um público esperado de 20 mil pessoas no Castelo de Windsor, a cerca de 40 km a oeste de Londres, um dia após a coroação.
Este será o segundo contato entre o britânico e o presidente brasileiro neste ano. No início de março, Lula e o rei Charles 3º conversaram por telefone. "Falamos da vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e a proteção ao meio ambiente", disse o petista na época.
Sucessor da rainha
O monarca sucedeu a Elizabeth 2ª após a morte dela, em setembro de 2022. Ela ocupou o trono por mais de 70 anos e foi a rainha mais longeva da história do Reino Unido. Um dos últimos compromissos oficiais de Elizabeth 2ª ocorreu dois dias antes de sua morte, quando nomeou a ex-primeira-ministra Liz Truss.
Em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, a monarca mandou uma mensagem aos brasileiros. "Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos", diz o texto.