Lula vai a Londres nesta quinta para coroação do rei Charles 3º e reunião com o primeiro-ministro
Encontro com Rishi Sunak ocorrerá nesta sexta (5); no sábado (6), o presidente participará da cerimônia do sucessor de Elizabeth 2ª
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai viajar nesta quinta-feira (4) para Londres, capital da Inglaterra, onde vai se encontrar com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, e participar da cerimônia de coroação de Charles 3º como rei do Reino Unido.
A primeira agenda de Lula em terras britânicas será nesta sexta (5), com o primeiro-ministro. Sunak substituiu Liz Truss, no fim do ano passado, quando ela renunciou após ter ficado apenas 45 dias no cargo. O político era ministro das Finanças e se tornou o primeiro chefe de governo de uma minoria étnica no país, uma vez que é neto de imigrantes indianos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
No sábado (6), Lula vai à coroação do rei Charles 3º. O evento, que ocorrerá na Abadia de Westminster e será limitado a 2.000 convidados, terá pouco mais de uma hora de duração e contará com uma carruagem com ar-condicionado, vidros elétricos e suspensão hidráulica.
A decisão de fazer uma cerimônia mais modesta pode ser explicada, em parte, pela sensibilidade de Charles à crise do custo de vida que assola o país, bem como pela ambição do rei de ter uma monarquia mais moderna e enxuta. Ainda assim, os custos do evento são altos e incomodam parte dos britânicos. A coroação custará aos cofres públicos até 100 milhões de libras esterlinas, o equivalente a R$ 625,3 milhões.
Sem artistas britânicos
Katy Perry, Lionel Ritchie e Andrea Bocelli encabeçam a lista de artistas que vão se apresentar no show para a coroação, anunciou a emissora BBC ao revelar o nome das principais estrelas, nenhuma delas britânica.
O espetáculo eclético também contará com a banda Take That e o compositor de música clássica Alexis Ffrench, que se apresentarão para um público esperado de 20 mil pessoas no Castelo de Windsor, cerca de 40 km a oeste de Londres, um dia após a coroação, em 6 de maio.
Este será o segundo contato entre o britânico e o presidente brasileiro neste ano. No início de março, Lula e o rei Charles 3º conversaram por telefone. "Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e a proteção ao meio ambiente", disse o petista na época.
Leia também
Sucessor da rainha
O monarca sucedeu a Elizabeth 2ª após sua morte, em setembro de 2022. Ela ocupou o trono por mais de 70 anos e foi a rainha mais longeva da história do Reino Unido. Um dos últimos compromissos oficiais de Elizabeth 2ª ocorreu dois dias antes de sua morte, quando nomeou a ex-primeira-ministra Liz Truss.
Em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, a monarca mandou uma mensagem aos brasileiros. "Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos", diz o texto.