Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula participa da inauguração de linha de produção do caça Gripen

Fábrica da Embraer, no interior de São Paulo, vai produzir 15 unidades da aeronave, utilizada para a proteção do país

Brasília|Do R7, em Brasília

O presidente Lula durante inauguração da linha de produção do caça Gripen
O presidente Lula durante inauguração da linha de produção do caça Gripen

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã desta terça-feira (9), da cerimônia de inauguração da linha de produção do caça F-39 Gripen, na fábrica da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto (SP).

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

O caça F-39 Gripen, produzido pela empresa sueca Saab, foi comprado pelo governo federal em uma concorrência concluída na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2013, destinada à substituição da frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira. O contrato firmado na época previu a produção de 36 aeronaves no país.


Na sede da Embraer, em Gavião Peixoto, 15 unidades do caça serão produzidas por engenheiros e técnicos brasileiros, que passaram por treinamentos teóricos e práticos na sede da Saab. A previsão é que o último caça seja entregue em 2027.

Atualmente, quatro dos aviões já estão operacionais na Base Aérea de Anápolis (GO) e outros dois chegaram ao país na sexta-feira (5) da semana passada. Os caças F-39 Gripen são utilizados para a proteção do país e em missões de controle e reconhecimento do espaço aéreo, além de em operações de ataque da Aeronáutica brasileira.


“A aquisição dos caças traz para a Força Aérea Brasileira, e em particular para o Brasil, um sentido mais amplo à aquisição de novos horizontes na capacidade de promover a defesa aérea compatível com as dimensões continentais desse país”, disse o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

“Muito mais que a evolução dos meios de defesa aéreo, o advento do caça permite ao país um aumento significativo de sua capacidade operativa de aquisição de alvos de eficiência”, acrescentou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.