Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula pede a ministros que cumpram promessas já feitas e 'proíbe' novas ideias dentro do governo

Presidente diz que governo precisa executar o que já teve capacidade de propor e pede mais velocidade a ministros

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Lula quer que ministros sejam mais rápidos na conclusão de promessas
Lula quer que ministros sejam mais rápidos na conclusão de promessas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu a equipe ministerial do governo na manhã desta quinta-feira (15) e disse aos ministros que eles precisam cumprir com mais rapidez aquilo que já prometeram à população. Além disso, Lula frisou que não vai aceitar novas ideias a partir de agora.

“Daqui para a frente, a gente vai ser proibida de ter novas ideias. Vai ter que cumprir o que já teve capacidade de propor”, afirmou o presidente. Segundo ele, com mais de cinco meses de gestão, os ministros já conseguiram os recursos necessários para tocar projetos, e está na hora de mostrarem resultados.

“Até agora, nós estivemos tratando da organização dos ministérios. Nós estávamos tratando da briga de orçamento, e estávamos tentando recuperar parte de todas as políticas públicas que tinham sido desmontadas nesse governo [passado]. Inclusive remontando algumas políticas que tinham sido desmontadas. Essa parte já está cumprida“, ressaltou.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

“É muito importante que vocês digam claramente o que já foi feito. Se tiverem alguma dificuldade, digam a dificuldade. E, em segundo lugar, dizer quais são os próximos passos. [Que] essa reunião possa dar para nós, sobretudo para os companheiros da Casa Civil, que recebe os projetos, que a gente possa sair daqui com a certeza de que o governo já tem no papel e na cabeça tudo aquilo que a gente vai fazer até o dia 31 de dezembro de 2026“, completou o presidente. 


Lula também disse que as propostas de cada ministério, independentemente da área, devem ter o aval do Palácio do Planalto e cobrou que cada projeto seja discutido com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

“Na primeira reunião ministerial, disse que nesse governo não haverá política de ministro. Isso é um governo, e as políticas todas serão de governo. Por isso, o ministro não pode apresentar a proposta e começar a fazê-la sem transformar em política de governo, sem discutir com a Casa Civil. É assim que tem que ser e é assim que funciona um governo sério. Não é política de cada ministro, mas do governo do qual fazemos parte”, declarou.

Dos 37 ministros do governo, apenas Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), que está internada em São Paulo para fazer exames, e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), que cumpre agenda oficial na Suíca, não estiveram na reunião.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.