Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula recebe chanceler russo em meio a declarações polêmicas sobre guerra na Ucrânia

Serguei Lavrov é o homem de confiança do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e principal articulador de Moscou pelo mundo

Brasília|Do R7, em Brasília

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, participa de coletiva de imprensa
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, participa de coletiva de imprensa O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, participa de coletiva de imprensa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (17) com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov. O encontro vai ocorrer no Palácio do Planalto. O horário ainda não foi divulgado. Diplomata de carreira desde os tempos da União Soviética, o chanceler é o homem de confiança do presidente russo, Vladimir Putin, e principal articulador de Moscou pelo mundo.

Lavrov desembarca em Brasília em meio a declarações polêmicas de Lula sobre a guerra na Ucrânia e críticas aos Estados Unidos. O presidente afirmou neste domingo (16) que os EUA contribuem para a manutenção do conflito. A fala causou mal-estar em Washington, de acordo com uma fonte diplomática americana.

"A paz está muito difícil. O presidente [da Rússia, Vladimir] Putin não toma iniciativa de paz, o presidente [da Ucrânia, Volodmir] Zelenski não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando contribuição para a continuidade desta guerra", disse Lula.

O chanceler tem a missão de defender os interesses geopolíticos de Moscou. Ele foi o representante russo na Organização das Nações Unidas (ONU) por anos e esteve presente em negociações importantes, como nas guerras do Iraque, do Afeganistão e da Síria, além de no acordo nuclear com o Irã.

Publicidade

Atualmente, tem a missão de justificar e defender os motivos para a invasão do território ucraniano pelas tropas russas. No cenário internacional, Lavrov é mais do que um porta-voz do Kremlin. Ele tem o papel de negociador, posição que pode mostrar o futuro da guerra no Leste Europeu.

A chegada de Lavrov para um encontro com o governo brasileiro é mais uma demonstração do poder de articulação de Moscou pela figura do diplomata.

Publicidade

Mal-estar em Washington

Na última quinta-feira (13), o petista também criticou o uso do dólar nas relações comerciais entre países e defendeu a criação de uma moeda única para uso do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As falas foram vistas pelas autoridades americanas como um sinal de aproximação com a China e de distanciamento dos EUA.

O conflito na Ucrânia completou um ano em fevereiro. Analistas afirmam que não há uma perspectiva para o fim da guerra por não existirem exigências claras dos dois lados, o que dificulta um acordo de cessar-fogo ou um tratado de paz.

Publicidade

Leia mais: Em oposição aos EUA, Lula critica dólar e defende moeda comum entre países do Brics

Carreira de Serguei Lavrov

Filho de pai armênio e mãe russa, Lavrov nasceu em 21 de março de 1950 em Moscou, ainda na União Soviética. Ele estudou no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou e depois se juntou ao Ministério das Relações Exteriores da União Soviética em 1972.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.