Lula recebe presidente do Panamá em Brasília nesta quinta-feira
É a segunda visita oficial de um chefe de Estado nesta semana; na segunda (25), petista se reuniu com o presidente da Nigéria
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta quinta-feira (28), em Brasília (DF), o presidente do Panamá, José Raúl Mulino. Na reunião bilateral, os chefes de Estado assinarão acordos e farão uma declaração à imprensa no Palácio do Planalto.
Em seguida, os líderes seguem para o Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, para um almoço oficial.
É a segunda visita de um chefe de Estado estrangeiro ao Brasil nesta semana, em meio ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.
Desde que o mandatário norte-americano anunciou a tarifa de 50%, em 9 de julho, o governo de Lula trabalha para ampliar as parcerias com outros países e abrir mercados a itens produzidos pelo Brasil.
Brasil e Nigéria
Na última segunda-feira (25), Lula recebeu o presidente da Nigéria, Bola Tinubu. Ao lado do nigeriano, o petista falou sobre o crescimento das relações comerciais entre os dois países e voltou a defender publicamente o multilateralismo — dessa vez, sem citar o presidente dos EUA.
Neste ano, Nigéria e Brasil comemoram 65 anos de relacionamento bilateral. O Brasil foi o único país sul-americano convidado ao evento de proclamação da independência da Nigéria, em 1º de outubro de 1960.
A nação, no ano passado, foi a quarta maior parceira comercial do Brasil na África, com fluxo comercial de US$ 2 bilhões — um crescimento de 20% com relação a 2023.
Segundo dados do governo federal, o Brasil exporta principalmente açúcares e melaços (74%). As importações, por outro lado, são concentradas em fertilizantes (48%) e petróleo e derivados (48%).
Veja os principais acordos assinados entre Brasil e Nigéria:
- Acordo de cooperação de serviços aéreos;
- Acordo de cooperação na formação de diplomatas;
- Memorando de entendimento para consultas políticas, relações bilaterais e questões nacionais e internacionais e
- Acordo de cooperação em ciência e tecnologia para desenvolvimento de biotecnologia, bioeconomia e transformação digital.
Perguntas e Respostas
Quando Lula receberá o presidente do Panamá?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o presidente do Panamá, José Raúl Mulino, nesta quinta-feira, dia 28, em Brasília (DF).
Qual será a agenda da reunião entre os presidentes?
Na reunião bilateral, os chefes de Estado assinarão acordos e farão uma declaração à imprensa no Palácio do Planalto. Em seguida, eles seguirão para o Palácio Itamaraty, onde haverá um almoço oficial.
Quantas visitas de chefes de Estado ocorreram no Brasil nesta semana?
Esta é a segunda visita de um chefe de Estado estrangeiro ao Brasil nesta semana. Na última segunda-feira, Lula recebeu o presidente da Nigéria, Bola Tinubu.
Qual é o contexto das visitas de Lula a outros países?
As visitas ocorrem em meio ao tarifamento imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros. Desde o anúncio da tarifa de 50% em julho, o governo de Lula tem buscado ampliar parcerias com outros países e abrir mercados para produtos brasileiros.
O que foi discutido na reunião entre Lula e o presidente da Nigéria?
Na reunião com o presidente da Nigéria, Lula falou sobre o crescimento das relações comerciais entre os dois países e defendeu publicamente o multilateralismo, sem mencionar o presidente dos EUA.
Qual é a importância das relações entre Brasil e Nigéria?
Este ano, Brasil e Nigéria comemoram 65 anos de relacionamento bilateral. O Brasil foi o único país sul-americano convidado para o evento de proclamação da independência da Nigéria, em 1º de outubro de 1960.
Qual foi o fluxo comercial entre Brasil e Nigéria no ano passado?
No ano passado, a Nigéria foi a quarta maior parceira comercial do Brasil na África, com um fluxo comercial de US$ 2 bilhões, representando um crescimento de 20% em relação a 2023.
Quais são os principais produtos exportados e importados entre Brasil e Nigéria?
O Brasil exporta principalmente açúcares e melaços (74%) para a Nigéria. As importações, por outro lado, são concentradas em fertilizantes (48%) e petróleo e derivados (48%).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
