Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula vai a hospital em São Paulo antes de embarcar para COP27

Presidente eleito faz exames de rotina e se prepara para embarque ao Egito para conferência do clima da ONU

Brasília|Do R7, em Brasília

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso a parlamentares na sede da equipe de transição
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso a parlamentares na sede da equipe de transição Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso a parlamentares na sede da equipe de transição

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste sábado (12), para exames de rotina. A visita ao hospital ocorre antes de sua viagem para a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP27, no Egito.

Por volta das 14h40, Lula deixou o hospital. Ele estava acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo prof. dr. Roberto Kalil Filho, dr. Artur Katz e dr. Rubens Brito. O petista segue, agora, para sua residência.

Em nota, o hospital confirmou a entrada de Lula para "avaliação clínica multidisciplinar de rotina" e informou que os exames mostraram uma pequena área de leucoplasia (uma espécie de mancha) na laringe.

"Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET Scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011. O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", diz o hospital.

Publicidade

COP27

Lula participará da COP27 a partir da próxima terça-feira. Além do petista, a comitiva contará com os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) e a deputada federal eleita por São Paulo Marina Silva, cotada para assumir o Ministério do Meio Ambiente.

O evento começou em 6 de novembro e vai até o dia 18 de novembro, no Egito, e conta com a participação de mais de cem chefes de Estado.

Publicidade

O Brasil será representado na COP27 por membros tanto do governo Jair Bolsonaro (PL) quanto do grupo do presidente eleito.

A delegação brasileira será chefiada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que chegará ao Egito na próxima terça-feira (15). O governo Bolsonaro também será representado pelo Ministério das Relações Exteriores, com os embaixadores Paulino Franco de Carvalho Neto (Assuntos Multilaterais Políticos) e Leonardo Cleaver de Athayde (Departamento de Desenvolvimento Sustentável).

Publicidade

As conversas centrais da conferência serão guiadas pelos debates sobre o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que analisa as vulnerabilidades, capacidades e limites da sociedade para se adaptar às transformações climatológicas.

Durante o evento, o Brasil deve mostrar o potencial de geração de energias verdes — atualmente, o país conta com 84% de sua matriz de energia elétrica de fontes renováveis. Além disso, deve apresentar as políticas públicas que incentivam a medida, como uma portaria interministerial sobre exploração das eólicas marinhas.

O encontro entre os líderes de mais de 190 países ocorre em um contexto de guerra na Ucrânia, provocada pela Rússia, de críticas de ativistas à conferência e de alertas feitos por especialistas sobre a necessidade de cumprir acordos firmados no passado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.