Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lula vai ao litoral de SP acompanhar estragos causados pela chuva

Presidente está na Bahia, onde passa o feriado, mas anunciou mudança na agenda após o temporal deixar mais de 20 mortos

Brasília|Do R7, em Brasília

Prefeitura de São Sebastião decretou estado de calamidade após chuvas no Carnaval
Prefeitura de São Sebastião decretou estado de calamidade após chuvas no Carnaval Prefeitura de São Sebastião decretou estado de calamidade após chuvas no Carnaval

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (19) que vai a São Paulo na segunda-feira (20) para verificar os estragos causados pela chuva no litoral paulista. A afirmação foi feita nas redes sociais.

"Amanhã [segunda] vou para São Paulo visitar a região e acompanhar os esforços de enfrentamento dessa tragédia", escreveu Lula.

"Conversei hoje [domingo] com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com o prefeito Felipe Augusto após as fortes chuvas no litoral de São Paulo, em especial na cidade de São Sebastião", disse o presidente, numa publicação anterior.

Neste domingo, o governo federal decretou estado de calamidade pública no município de São Sebastião, litoral de São Paulo, por causa das fortes chuvas. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e vai permitir a liberação de recursos federais para a cidade.

Publicidade

Segundo o último balanço da Defesa Civil e dados das prefeituras do estado, os temporais deixaram ao menos 23 mortos, 228 desalojados e 338 desabrigados. As cidades do litoral norte paulista também registraram deslizamentos de terra, estradas bloqueadas, ausência de água potável e problemas com a falta de internet.

"O governo federal determinou uma mobilização de vários ministérios para auxiliar o município e o estado de São Paulo nas ações emergenciais de assistência às vítimas, de suporte de infraestrutura e de reconstrução da região", informou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Mais cedo, o ministro Waldez Góes disse que conversou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e afirmou ter mobilizado equipes do Grupo de Apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional (Gade) para atuar nas ações de socorro à população.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.