Brasília Lula vai ao RS nesta sexta-feira, a segunda viagem ao Sul neste ano

Lula vai ao RS nesta sexta-feira, a segunda viagem ao Sul neste ano

Agenda em duas cidades inclui entrega de unidades residenciais, almoço com atual e ex-governadores e visita a prédios hospitalares

  • Brasília | Ana Isabel Mansur e Plínio Aguiar, do R7 em Brasília

A 1ª viagem de Lula ao Sul foi a Foz do Iguaçu (PR)

A 1ª viagem de Lula ao Sul foi a Foz do Iguaçu (PR)

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil - 28.06.2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda em duas cidades do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (30). Será a segunda viagem do petista à região Sul do país desde que assumiu a Presidência, em 1º de janeiro. A primeira visita foi a Foz do Iguaçu (PR), em 16 de março.

A agenda desta sexta inclui, às 11h30, a entrega de 446 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. O residencial foi batizado de Viver Coometal e fica em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. O investimento, no valor de R$ 39 milhões, vai beneficiar 1.784 pessoas da faixa 1 do programa.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Em seguida, Lula e a comitiva presidencial vão almoçar com o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), e ex-governadores, no Palácio Piratini. Depois, às 15h30, o presidente visita os dois novos prédios do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, vinculado ao Ministério da Educação. As obras ampliaram o espaço em 85 mil m², totalizando 230 mil m².

As obras foram concluídas em 2019, com recursos exclusivos da pasta hoje comandada por Camilo Santana e, na época, sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos os edifícios foram utilizados emergencialmente no enfrentamento da pandemia de Covid-19, consolidando o Hospital das Clínicas como o maior centro de referência no tratamento de alta complexidade da doença no Rio Grande do Sul.

A comitiva presidencial vai contar com a presença dos ministros Camilo Santana (Educação), Jader Filho (Cidades), Nísia Trindade (Saúde) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

Viagens pelo Brasil

Das viagens que fez pelo Brasil até agora, Lula esteve com mais frequência na região Nordeste. Confira:
• Nordeste: 14;
• Sudeste: 11;
• Norte: 5;
• Sul: 2; e
• Centro-Oeste: 1.

O levantamento foi feito pelo R7 com base nas agendas públicas divulgadas pelo Palácio do Planalto.

Reduto eleitoral

O Nordeste é um reduto eleitoral histórico do petista. No segundo turno das eleições de 2022, a região foi a única em que Lula superou o então presidente Bolsonaro — 69,34% contra 30,66%.

No pleito do ano passado, Lula perdeu nos três estados da região Sul:
• Paraná: Lula 37% x 62% Bolsonaro;
• Rio Grande do Sul: Lula 43% x 56% Bolsonaro; e
• Santa Catarina: Lula 30% x 69% Bolsonaro.

Para o cientista político e advogado Nauê Bernardo Azevedo, "em primeira vista, significa que há mais agenda e possibilidade de boa recepção nas regiões onde o presidente vai mais".

De toda sorte, me parece que a presença do presidente em locais onde há uma rejeição muito massiva também precisa considerar questões como sua própria segurança, principalmente, diante dos eventos que presenciamos nos últimos meses.

Nauê Bernardo Azevedo, cientista política e advogado

Últimas