Mais de um quinto dos membros da Câmara Legislativa não tem partido
Lista com cinco parlamentares sem legenda a nove dias do fim da janela partidária soma mais de um quinto do plenário da Casa
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
Faltando nove dias para o fim do prazo da janela partidária, a CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) tem pelo menos cinco distritais que estão sem legenda. O grupo corresponde a mais de um quinto dos membros da casa. Esses parlamentares correm contra o tempo para encontrar uma agremiação, mas nem todos os partidos estão dispostos a receber, tão perto das eleições, deputados com mandato e estrutura própria.
Isso porque os chamados "tubarões" espantam os candidatos menores, que tendem a desistir da disputa quando partidos recebem nomes mais fortes. A debandada atrapalha estratégias das agremiações.
A lista do movimento dos sem partido inclui o delegado Fernando Fernandes, que era do PROS. Ele está licenciado do mandato e ocupa a Administração Regional de Ceilândia. Inclui também Júlia Lucy, que foi impedida de disputar a reeleição pelo Novo. Os dois distritais deixaram os respectivos partidos enfrentando problemas políticos com os diretórios regionais e são os que enfrentam maior dificuldade para encontrar uma nova legenda.
Compõem a bancada dos sem-legenda, ainda, Reginaldo Sardinha, que saiu do Avante com a abertura do prazo de janela partidária; e Jorge Vianna, ex-Podemos, que pediu desfiliação do partido para tentar se reeleger a distrital, já que o Podemos planeja lançar apenas nomes novos para o pleito de outubro. Cláudio Abrantes ainda não desfiliou do PDT e, tecnicamente, não engrossa a bancada. Mas, criou um clima ruim com trabalhistas ao atuar como base do governador Ibaneis Rocha (MDB) e deve deixar o partido em breve.
Leia também
O R7 apurou que o Buriti costura, nos bastidores, uma saída para Cláudio Abrantes e Fernando Fernandes. As conversas ocorrem com o PSC e o PSD, sendo o primeiro o mais disposto a receber o ex-pedetista, principalmente. Outro partido que teria disposição para receber Fernandes é o Brasil 35, ex-Partido da Mulher Brasileira.
A assessoria de imprensa de Júlia Lucy descartou que a parlamentar esteja com dificuldades para encontrar uma legenda. Segundo informaram, ela estaria recebendo vários convites. De fato, a parlamentar disse, neste domingo, que vai se lançar para deputada federal, e que vai anunciar o partido ainda nesta semana.
A assessoria de imprensa de Cláudio Abrantes não confirma a saída do parlamentar do PDT. Já a de Fernando Fernandes afirma que a situação ainda não tem uma definição. Na mesma linha, segundo assessores, Jorge Vianna "continua em conversa com os partidos". Já Sardinha, também por assessoria de imprensa, informou que está avaliando nove pedidos de filiação. Questionado sobre quem procurou o parlamentar, a resposta foi que, por enquanto, ele "prefere não se manifestar quanto às legendas".