Marcos Pereira é eleito primeiro vice-presidente da Câmara; veja composição da mesa diretora
Lira vai dividir o comando da Casa com PL, PT, Republicanos, União, PSD e MDB
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
Além de terem reconduzido Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara pelos próximos dois anos, os deputados empossados nesta quarta-feira (1º) também escolheram outros dez integrantes que formam a Mesa Diretora da Casa: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. O substituto imediato de Lira será Marcos Pereira (Republicanos-SP), que vai ocupar a primeira vice-presidência.
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) ficou com a segunda vice-presidência. Os outros eleitos são: Luciano Bivar (União Brasil-PE), para a primeira secretaria; Maria do Rosário (PT-RS), para a segunda secretaria; Júlio César (PSD-PI), para a terceira secretaria; e Lucio Mosquini (MDB-RO), para a quarta secretaria.
Os suplentes de secretários serão Gilberto Nascimento (PSC-SP), Pompeo de Mattos (PDT-RS), André Ferreira (PL-PE) e Beto Pereira (PSDB-MS).
Leia também: Câmara reforça segurança para posse e eleição da Mesa Diretora
Conheça os eleitos
Arthur Lira (PP-AL) – Presidente
Arthur Lira está em seu quarto mandato como deputado federal. É um agropecuarista que começou a vida política em 1992, quando foi eleito vereador em Maceió, capital de seu estado, Alagoas. É filho do ex-senador Benedito de Lira (PP-AL).
No Congresso, ocupou outros postos relevantes antes de ser alçado à presidência da Câmara. Em 2021, por exemplo, foi presidente de duas das mais importantes comissões da casa: a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e a Mista de Orçamento (CMO).
Foi eleito presidente da Câmara em 2021, com 302 votos, com o apoio de um bloco formado por 11 partidos. Dessa vez, obteve 464 votos e tornou-se o presidente mais bem votado da história da Casa desde a redemocratização.
O presidente da Câmara define a pauta das votações que vão a plenário e supervisiona os trabalhos na Casa. Ele também integra o Conselho da República e o de Defesa Nacional e é o segundo na linha sucessória do presidente da República.
Marcos Pereira (Republicanos-SP) – Primeiro-vice-presidente
O deputado iniciou a vida pública em 2005 e é o atual presidente do Republicanos. Na Câmara, foi presidente Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e líder das frentes parlamentares do Trabalho, Emprego e Renda e para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil. Em 2017, na gestão de Michel Temer (MDB) à frente do Executivo, assumiu o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
O primeiro-vice-presidente substitui o presidente da Câmara em caso de ausência e é responsável por elaborar requerimentos de informações e projetos de resolução.
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) – Segundo-vice-presidente
Teólogo e presidente da Frente Parlamentar Evangélica (FPE), elegeu-se para o terceiro mandato como deputado federal em 2022. Desde 2018, é aliado e Jair Bolsonaro (PL).
O segundo vice-presidente é responsável por promover a interação da Câmara com os representantes do Poder Legislativo dos estados, do DF e dos municípios. É também o responsável pelo ressarcimento de despesas médicas dos deputados.
Luciano Bivar (União Brasil-PE) – Primeiro secretário
Bivar tem formação em direito e pós-graduação em educação financeira e direito comparado. Foi presidente do PSL desde que o partido foi registrado, em 1998, até sua fusão com o DEM — processo que deu origem ao União Brasil, legenda da qual é o presidente.
Chegou a ser pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. No entanto, abriu mão da candidatura em favor da senadora Soraya Thronicke, da mesma legenda. Com isso, Bivar candidatou-se novamente a deputado federal e foi reeleito ao cargo.
O primeiro secretário é o superintendente de serviços administrativos e de pessoal da Câmara. É ele quem envia a ministros requerimentos de informações. Em primeira instância, decide recurso contra o diretor-geral. Ele também aprova as despesas da Casa e credencia assessores e prestadores de serviço.
Maria do Rosário (PT-RS) –Segunda secretária
Professora, tem atuação na agenda dos direitos humanos. Foi vereadora de Porto Alegre, deputada estadual pelo Rio Grande do Sul e ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos no governo de Dilma Rousseff (PT). Ingressará em seu sexto mandato na Câmara.
Na segunda secretaria, Maria do Rosário vai tratar das relações internacionais dos deputados, como a emissão de passaportes diplomáticos. Será responsável também pelos programas de estágio na Casa.
Júlio César (PSD-PI) –Terceiro secretário
Formado em direito, é deputado federal há seis mandatos não consecutivos. Ele é casado com Jussara Lima, que vai ocupar a vaga de Wellington Dias (PT) no Senado.
No Congresso, foi coordenador da bancada do Nordeste e vice-líder do PSD na Câmara. Também integrou a Comissão de Financas e Tributação (CFT) na última legislatura e foi relator da Comissão Especial da PEC 391/2017, sobre o Fundo de Participação dos Municípios.
O terceiro secretário é responsável por cuidar das missões especiais dos parlamentares, analisar as faltas e controlar as licenças médicas.
Lucio Mosquini (MDB-RO) – Quarto secretário
É engenheiro eletricista, controlador público, produtor rural, presidente estadual do MDB e ex-vice-líder do governo Jair Bolsonaro. Também já exerceu a presidência da Cooperativa Agrorural de Jaru/RO (Agrishow). Mosquini está no terceiro mandato como deputado federal.
Cabe ao quarto secretário administrar o funcionamento dos apartamentos funcionais dos deputados.