Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Material recolhido no acampamento do QG será devolvido aos donos

Responsáveis devem se apresentar no Comando Militar do Planalto e comprovar que objetos pertencem a eles

Brasília|Sarah Paes, do R7, em Brasília

Objetos deixados no QG do Exército após manifestantes terem sido retirados
Objetos deixados no QG do Exército após manifestantes terem sido retirados Objetos deixados no QG do Exército após manifestantes terem sido retirados

Barracas, lonas, alimentos e demais materiais recolhidos durante a desocupação do acampamento de manifestantes em frente ao Quartel-General do Exército nesta segunda-feira (9), em Brasília, serão devolvidos aos donos que conseguirem comprovar que pertencem a eles. De acordo com a comunicação do Exército, os responsáveis poderão se apresentar no Comando Militar do Planalto e pedir a devolução após o término das operações.

Até o início da tarde, aproximadamente 1.200 pessoas já haviam sido retiradas do local pelos militares. A previsão é que aproximadamente 3.000 pessoas tenham se reunido no acampamento durante o fim de semana.

O desmonte e o recolhimento dos objetos começaram no início da manhã, após uma ação determinada por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de domingo (8). Na determinação, foi dado o prazo de 24 horas para que as forças militares começassem a agir e para que as pessoas deixassem o acampamento, que já está instalado no local há aproximadamente 60 dias.

Os manifestantes foram levados em ônibus das empresas que atendem a população do DF para passar por averiguação de documentos e para checar se participaram dos atos de vandalismo na Esplanada dos Ministérios no domingo (8).

Publicidade

A coordenação da operação foi realizada ainda na noite de domingo, após reunião entre os ministros José Múcio (da Defesa) e Flávio Dino (da Justiça). De acordo com o Exército, 960 militares da Força estão envolvidos na limpeza do local. Agentes da Polícia Militar do DF chegaram a formar uma grande fila de militares em frente ao acampamento.

Segundo a Polícia Civil do DF, 204 pessoas foram presas e autuadas em flagrante por crimes praticados no domingo. Foram apreendidos 42 celulares durante os atos antidemocráticos ocorridos na capital do país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.