Medida provisória abre crédito extra de R$ 80,4 milhões para ações de resgate no Líbano
São cerca de 20 mil pessoas com nacionalidade brasileira vivendo no país, representando a maior comunidade do Brasil no Oriente Médio
Brasília|Do R7, em Brasília, com informações do Estadão Conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta sexta-feira (11) a medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 80,4 milhões, destinados às operações de resgate de brasileiros no Líbano e ajuda humanitária no Oriente Médio. De acordo com publicação no Diário Oficial da União, os recursos serão destinados ao Ministério da Defesa, para emprego no Comando da Aeronáutica. Com três voos concluídos nesta semana, a operação Raízes de Cedro já trouxe para o Brasil 674 pessoas que estavam no Líbano.
Veja mais
O quarto voo da operação “Raízes do Cedro” chegou ao país do Oriente Médio na manhã desta sexta-feira (11). A expectativa é resgatar cerca de 500 pessoas por semana. O governo afirmou que planeja resgatar todas as pessoas que demonstrarem interesse em retornar. A Embaixada do Brasil em Beirute reúne informações por meio de formulários online de quem deseja voltar.
São cerca de 20 mil pessoas com nacionalidade brasileira vivendo no Líbano, representando a maior comunidade do Brasil no Oriente Médio. O Ministério das Relações Exteriores orienta os brasileiros que estão no Líbano a seguir as recomendações de segurança das autoridades locais e, para os que tenham recurso, procurem sair do país por meios próprios.
Conflito no Oriente Médio
As Forças de Defesa de Israel invadiram pela primeira vez por via terrestre o território do Líbano, desde 2006, quando os dois países estavam em guerra. A escalada de tensões na região começou após o grupo extremista Hezbollah começar uma séria de ataques contra Israel, desde 7 de outubro do ano passado, em apoio ao grupo terrorista Hamas, que atua na Faixa de Gaza.
O Hezbollah é um grupo paramilitar libanês que surgiu na década de 1980 em meio aos conflitos do Líbano com o país vizinho, que começaram quando o Estado de Israel foi fundado, em 1947. De lá para cá, foram vários os momentos de embate entre os dois países. O último tinha sido em 2006, no que ficou conhecido como a Guerra do Líbano.