Ministério convoca 150 bombeiros da Força Nacional para reforço contra incêndios
Efetivo chega ao local até próxima semana e se junta aos 162 agentes que atuam desde junho
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) convocou 150 bombeiros militares da Força Nacional para reforçar o combate a incêndios na Amazônia Legal. Os agentes vão se juntar aos 162 bombeiros que atuam desde junho contra queimadas criminosas na Amazônia e no Pantanal.
LEIA TAMBÉM
A mobilização foi determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Flávio Dino nesta terça-feira (10). Depois da decisão, Mário Sarrubbo, secretário nacional de Segurança Pública, solicitou o remanejamento de bombeiros militares e o envio de 70 agentes.
Nesta quarta-feira (11), após uma reunião entre a pasta e o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, outros 80 agentes foram convocados. Segundo o ministério, o efetivo total chega na região amazônica até a próxima semana.
Por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), o MJSP enviou ofícios a 21 estados pedindo apresentação voluntária de bombeiros militares. A secretaria deve acionar mais 50 agentes do cadastro reserva da Força Nacional nos próximos dias.
Entre janeiro e agosto, o ministério destinou mais de R$ 38,6 milhões para custeio de forças de segurança em operações de proteção dos biomas, que envolvem combate a incêndios e situações extremas de clima. Esse valor é 400% maior que o destinado em todo o ano de 2022, que encaminhou aproximadamente R$ 9,4 milhões para esse destino.