Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ministério da Justiça lamenta mortes de bombeiros em queda de helicóptero em Minas Gerais

Corpos das seis vítimas que estavam na aeronave foram trazidos para o Instituto Médico Legal de Belo Horizonte

Brasília|Rafaela Soares, em Brasília e Maria Luiza Reis, em Minas Gerais

O MJ (Ministério da Justiça) lamentou a morte seis dos militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais após a queda do helicóptero em Ouro Preto, a 96 km de Belo Horizonte (MG) (veja a nota completa abaixo). A equipe havia sido deslocada de Belo Horizonte para a cidade a fim de apoiar outras equipes dos bombeiros que atuavam em terra nas buscas por um avião monomotor agrícola no distrito de São Bartolomeu. A aeronave desapareceu na tarde de sexta-feira (11) e foi localizada cerca de 12 horas depois.

Veja mais

Os corpos de todas as vítimas já foram resgatados e estão no IML (Instituto Médico Legal) da capital mineira. Em entrevista à RECORD MINAS, o porta-voz da corporação, tenente Henrique Barcellos, afirmou que o acidente choca a própria aviação brasileira, e não apenas os bombeiros. “A gente sabe que essa equipe trabalha sob risco intenso, se arriscando pela vida, e infelizmente, nesse momento, acabaram custando a própria vida para realizar mais uma operação”, disse o militar.

Confira a nota completa do MJ

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lamenta, com profundo pesar, a morte do capitão Bombeiro Militar Wilker Tadeu Alves da Silva, do 1º tenente Bombeiro Militar Victor Stehling Schirmer, do 2º sargento Bombeiro Militar Welerson Gonçalves Filgueiros, do 3º sargento Bombeiro Militar Gabriel Ferreira Lima e Silva, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e dos civis, o médico Marcos Rodrigo Trindade e o enfermeiro Bruno Sudário França, nesta sexta-feira (11), em acidente aéreo em serviço no Estado de Minas Gerais.

A aeronave Arcanjo 4 havia sido deslocada de Belo Horizonte para Ouro Preto a fim de apoiar outras equipes dos bombeiros que atuavam em terra nas buscas por um avião monomotor agrícola no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central do estado.


Entenda

A equipe foi até a região para ajudar na ocorrência da queda de um avião monomotor que deixou um homem morto. O episódio aconteceu na sexta-feira (11), e vizinhos informaram que viram a aeronave voando bem baixo, próximo à Pedra de Amolar, na Serra de Ouro Preto. Testemunhas relataram que, antes da queda, o avião passou bem baixo, quase tocando a antena da Igreja Matriz, no Centro Histórico da cidade.

Sobre o acidente que vitimou os membros do Corpo de Bombeiros, ainda não é possível determinar quais seriam as causas do acidente. “A gente não tem nenhuma indicação de causa neste momento. Nós temos o histórico de ter perdido o contato com a nossa aeronave, o Arcanjo 04, desde o final da tarde de ontem, momento em que empenhamos todos os recursos no local de coordenadas, onde recebemos a transmissão via GPS de um dispositivo de emergência acionado na aeronave. Nesse momento, deslocamos para lá diversas equipes especializadas e, a partir de então, iniciamos uma força-tarefa de busca e salvamento”, detalhou Barcelos.

A perícia está sendo realizada tanto pela Polícia Civil quanto pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.