Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ministério da Saúde anuncia novo programa na Campus Party Brasília 

InovaDados servirá para criar uma plataforma que possa convergir todos os dados nacionais e pesquisas científicas na área da saúde

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília.

Idealizadores do projeto InovaDados explicam projeto na 4ª edição da Campus Party Brasília
Idealizadores do projeto InovaDados explicam projeto na 4ª edição da Campus Party Brasília

O programa de inovação InovaDados, parceria entre o Instituto Campus Party e o Ministério da Saúde, foi lançado nesta sexta-feira (25), durante o terceiro dia da Campus Party Brasília, evento que acontece no Estádio Mané Garrincha até domingo (27). O software será desenvolvido nos próximos sete meses para criação de uma plataforma que possa convergir todos os dados nacionais e pesquisas científicas na área da saúde.

A plataforma vai ampliar e integrar os dados do Ministério da Saúde em um sistema nacional, que possa ser acessado por todos os brasileiros. Segundo Sandra Barros, a iniciativa teve interesse absoluto da secretaria, trazendo a necessidade de construir uma plataforma intermitente que possa convergir os dados. “Esse investimento será um benefício para a nossa população”, ressalta.

O projeto foi idealizado pela diretora do departamento de ciência e tecnologia, Alessandra Siqueira, juntamente com o presidente do instituto Campos Party, Francesco Farruggia, o CEO da Campus Party Brasil, Tônico Novae, e o Head da Campus Party Brasil, Ricardo Queiroz. A secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Sandra Barros, e o Ministro interino da Saúde, Rodrigo Cruz, também compõem o time de idealizadores do projeto.

A elaboração da plataforma acontece nos próximos sete meses, conciliando programadores e uma ampla equipe do Ministério da Saúde. Professores, alunos e programadores, entre outros nichos foram convidados a participarem da formação do programa de inovação.


“Queremos que vocês falem a dor de vocês, as dificuldades de acesso, para que o Ministério da Saúde possa investir em pesquisas e inovar nesse projeto” afirma Alessandra Siqueira.

Leia também

Rodrigo Cruz explica que o programa não se resume a um problema tecnológico de acesso, mas a algo que será inserido na saúde pública. Segundo ele, a plataforma será inserida na demanda de universalidade do SUS (Sistema Único de Saúde)


Durante a celebração foi ressaltada a criação do aplicativo Conecte Sus, programa que prevê a informatização e integração dos dados de saúde dos cidadãos, que também foi criado por participantes da Campus Party, em 2019.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.