Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Moraes diz que prisão de Bolsonaro não pode ser tratada como ‘colônia de férias’

Ministro do STF rebate críticas sobre as condições da antiga cela do ex-presidente, localizada na Superintendência da PF em Brasília

Brasília|Mariana Saraiva, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Jair Bolsonaro foi transferido para a unidade "Papudinha" no Complexo Penitenciário da Papuda.
  • O ministro Alexandre de Moraes criticou comparações da prisão com "colônia de férias".
  • As condições da prisão de Bolsonaro não correspondem às críticas recebidas, segundo Moraes.
  • A nova cela do ex-presidente possui 64 metros quadrados e comodidades como cama de casal e televisão.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

'Cumprimento da pena está sendo realizado com respeito à dignidade da pessoa humana', diz Moraes Rosinei Coutinho/STF - 18.11.25

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido, nesta quinta-feira (15), da Superintendência da Polícia Federal para a unidade conhecida como “Papudinha”, localizada no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. A decisão é do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

No despacho, Moraes afirmou que o cumprimento de pena não pode ser comparado a uma “estadia hoteleira” ou a uma “colônia de férias”. O ministro criticou manifestações que classificaram a Sala de Estado-Maior como um “cativeiro” e que apontaram supostas irregularidades relacionadas ao tamanho da cela, ao banho de sol, ar-condicionado, horário de visitas,à origem da alimentação fornecida pela PF e até à exigência de substituição da televisão por uma smart TV para acesso ao YouTube.


Segundo Moraes, aliados políticos e amigos de Bolsonaro chegaram a classificar o espaço anterior como “cativeiro” e denunciaram uma suposta “tortura”. Para o ministro, as declarações não correspondem à realidade, ignoram a situação do sistema prisional brasileiro e integram uma tentativa de deslegitimar o Poder Judiciário.

Leia mais

“Apesar das inúmeras e infundadas críticas, não há nenhuma dúvida de que o cumprimento da pena privativa de liberdade de Jair Messias Bolsonaro está sendo realizado no estrito cumprimento da legislação, com absoluto respeito à dignidade da pessoa humana”, sustentou Moraes.


A nova cela destinada ao ex-presidente tem cerca de 64 metros quadrados e conta com cama de casal, geladeira e televisão. O espaço inclui ainda área externa privativa, cozinha, lavanderia, quarto, sala, além de local para exercícios físicos e fisioterapia. No completo, também há um posto de saúde.

Antes da transferência, Bolsonaro ocupava uma cela de aproximadamente 12 metros quadrados, recém-reformada. O espaço tinha paredes brancas, cama de solteiro, armários, mesa de apoio, televisão, frigobar, ar-condicionado, janela e banheiro privativo.


Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.