Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Motoristas podem ganhar 60 dias extras para dirigir com CNH vencida

Projeto prevê uso da carteira de habilitação expirada como documento oficial por tempo indeterminado

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que aumenta o prazo de tolerância para motoristas com CNH vencida de 30 para 60 dias.
  • O PL 2496/22 é de autoria do deputado José Nelto e agora segue para o Senado, a menos que haja um recurso para votação no Plenário da Câmara.
  • A proposta permite que a CNH continue a ser utilizada como documento oficial mesmo após o vencimento, sem prazo limite.
  • Dirigir com a CNH expirada atualmente é considerado uma infração gravíssima após 30 dias de vencimento, com multa e pontos na carteira.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Para Diego Garcia, manter a CNH como documento válido apesar do vencimento evita burocracia

Motoristas poderão ganhar mais tempo antes de serem impedidos de dirigir com a CNH vencida. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deu aval a uma proposta que amplia de 30 para 60 dias o período de tolerância após o vencimento do exame de aptidão física e mental do condutor.

O PL 2496/22 é de autoria do deputado José Nelto (União–GO) e foi examinado com base no texto substitutivo previamente elaborado pela Comissão de Viação e Transportes (CVT). Agora, a matéria segue para o Senado, a não ser que deputados apresentem recurso para que a votação ocorra no plenário da Câmara.


Além de conceder mais tempo para que o motorista regularize sua situação, a proposta também promove uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB): mesmo fora do prazo de vigência, a CNH continuará válida como documento oficial de identificação, sem prazo limite para esse uso.

Leia mais

O relator na CCJ, deputado Diego Garcia (Republicanos–PR), defendeu a alteração normativa. Para ele, manter a CNH como documento válido apesar do vencimento traz “razoabilidade administrativa” e evita entraves burocráticos.


Pelas regras atuais do CTB, dirigir com a carteira expirada é permitido somente até 30 dias após a data do vencimento. Ultrapassado esse período, a infração é classificada como gravíssima, com aplicação de multa e inclusão de sete pontos no prontuário do condutor.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.