Motta defende nome de ‘interlocução’ para relatar PEC 6x1 na Câmara
Presidente afirma buscar proposta ‘equilibrada’ e prevê a instalação de comissão especial até esta sexta-feira (24)
Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que vai escolher um parlamentar com “interlocução” entre partidos para relatar a proposta pelo fim da jornada 6x1 na Casa.
A jornalistas, nesta quinta-feira (23), Motta disse avaliar opções e ressaltou que a ideia é trabalhar em uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) “o mais equilibrada possível”.
“Estou analisando. Nós temos sempre que buscar alguém que tenha capacidade de ter interlocução na Casa, que possa liderar o diálogo com os partidos. Eu tenho dito desde o início que o nosso papel nessa matéria é procurar construir a proposta mais equilibrada possível, que a gente possa dar ao trabalhador essa redução da jornada de trabalho, mas fazendo isso de maneira correta”, declarou.
LEIA TAMBÉM
Nos bastidores, um nome que ganha força para a relatoria é o do deputado Paulo Azi (União-BA). O parlamentar relatou a primeira votação da 6x1 na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e tem sido uma opção defendida por partidos opostos, como o PT e o PL.
Calendário apertado
O presidente da Câmara prometeu ouvir empresários, representantes do setor produtivo e do governo para construir uma versão com a “maior convergência possível”.
A previsão, segundo ele, é criar a comissão especial que vai tratar do tema até esta sexta-feira (24), permitindo que os partidos indiquem seus representantes para a instalação do colegiado na semana que vem.
A PEC terá um calendário apertado, com necessidade de ser avaliada pela comissão e pelo plenário ainda em maio, para não esbarrar no projeto do governo ligado à escala 6x1.
O Planalto encaminhou um texto próprio, em regime de urgência, que precisa ser votado até 30 de maio. Questionado pelo R7, Motta disse não ter tratado detalhes sobre o projeto de lei.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp.













