Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Motta envia pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Etapa avança representações contra deputado; entre pedidos estão ações por tarifas de 50% dos EUA ao Brasil

Brasília|Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Hugo Motta enviou pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética.
  • Quatro pedidos foram encaminhados. Todos apontam quebra de decoro parlamentar.
  • Denúncias citam ações de Eduardo nos EUA ligadas à decisão de impor tarifas a produtos brasileiros.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é alvo de pedidos que questionam quebra de conduta parlamentar
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é alvo de pedidos para perda do mandato na Câmara Bruno Spada/Câmara dos Deputados - 04.02.2025

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou pedidos de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para avaliação do Conselho de Ética.

A etapa foi confirmada nesta sexta-feira (15) e, na prática, será a primeira fase de análise de uma eventual perda de mandato do parlamentar.


Leia mais

Entre os pedidos enviados ao Conselho, há destaque ao que aponta quebra de decoro do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro por atuações nos Estados Unidos que possam ter contribuído com a taxação de 50% a produtos brasileiros.

Ao todo, foram quatro denúncias, três apresentadas pelo PT e uma pelo PSOL. Todos os pedidos afirmam que Eduardo violou normas de conduta indicadas para um deputado.


Como próximas etapas, o presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), vai sortear parlamentares para definir um responsável pela análise do caso de Eduardo.

As análises preveem espaço para defesa e, ao concluir a etapa, o relatório final será avaliado pelo Conselho. Caso deputados optem pela cassação, a proposta ainda segue para outras instâncias dentro da Câmara e só é confirmada com o aval do plenário.


Eduardo Bolsonaro não havia se manifestado até a publicação deste texto. A publicação será atualizada se houver algum pronunciamento.

Perguntas e respostas

Quem enviou os pedidos de cassação contra Eduardo Bolsonaro?


O presidente da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos-PB, enviou os pedidos de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro, do PL-SP, para avaliação do Conselho de Ética.

Quando foi confirmada a etapa de análise dos pedidos?

A etapa foi confirmada na sexta-feira, dia 15, e representa a primeira fase de análise para uma possível perda de mandato do parlamentar.

Quais são os principais motivos para os pedidos de cassação?

Os pedidos destacam a quebra de decoro do deputado Eduardo Bolsonaro, especialmente por suas ações nos Estados Unidos, que podem ter contribuído para a taxação de 50% sobre produtos brasileiros.

Quantas denúncias foram apresentadas e por quem?

Foram apresentadas quatro denúncias: três pelo PT e uma pelo PSOL. Todas afirmam que Eduardo Bolsonaro violou normas de conduta esperadas para um deputado.

Quais são os próximos passos após o envio dos pedidos ao Conselho de Ética?

O presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet, do União-SC, irá sortear parlamentares para designar um responsável pela análise do caso. As análises incluirão espaço para defesa e, ao final, o relatório será avaliado pelo Conselho.

O que acontece se o Conselho optar pela cassação?

Se os deputados decidirem pela cassação, a proposta seguirá para outras instâncias dentro da Câmara e só será confirmada com a aprovação do plenário.

Eduardo Bolsonaro se manifestou sobre os pedidos de cassação?

Até a publicação deste texto, Eduardo Bolsonaro não havia se manifestado. A publicação será atualizada caso haja algum pronunciamento.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.