Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Motta mantém votação do PL Antifacção e diz que relator melhorou proposta

Sexta versão do relatório foi apresentada na tarde desta terça-feira

Brasília|Yumi Kuwano, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Hugo Motta confirma votação do projeto de lei Antifacção para esta terça-feira.
  • A votação enfrentou pedidos de adiamento de parlamentares e governadores.
  • Relator Guilherme Derrite apresentou novas versões do texto, incluindo confisco de bens durante investigações.
  • Oposição deve apresentar destaques sobre equiparação entre facções e grupos terroristas que foi retirada do projeto.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Motta decidiu incluir apenas o PL na pauta de hoje Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados/Arquivo

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, após reunião de líderes, que o projeto de lei Antifacção será votado nesta terça-feira (18), como pauta única.

A votação estava prevista para ocorrer nesta terça, mas, diante dos pedidos de adiamentos dos parlamentares e até de governadores, havia uma incerteza em relação à apreciação.


Leia mais

O relator do projeto, Guilherme Derrite (PP-SP), protocolou mais duas versões do texto nesta tarde. Entre as mudanças, estão a possibilidade de perdimento de bens e a sua destinação. A nova redação permite que o confisco seja feito ainda na fase de investigação do crime, como previa o texto original do governo.

De acordo com Motta, a proposta trouxe pontos positivos, mas foi aprimorada pela Câmara.


“O trabalho do Legislativo e da Câmara dos Deputados é melhorar a proposta. E foi isso que nós fizemos, é isso que o relator está fazendo, ampliando as ações e dando uma demonstração clara que nós temos a segurança como uma prioridade de trabalho”, ressaltou.

Além dos parlamentares, participaram da reunião os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e de Goiás, Ronaldo Caiado. Os deputados seguiram para o plenário logo após a conversa.


A expectativa é de que sejam apresentados destaques da oposição, tanto do União Brasil quanto do PL, sobre a equiparação entre facções e grupos terroristas, que foi retirada pelo relator após críticas.

Sexta versão

No último parecer, protocolado após o início da ordem do dia, as mudanças feitas por Derrite foram pequenas, como o acréscimo de novas causas de agravamento penal, especialmente ligadas a crimes ambientais.


O novo texto agrava a pena se o crime for cometido para obter vantagem econômica com a extração ilegal de recursos minerais ou a exploração econômica não autorizada de florestas, vegetação, terras de domínio público, devolutas, áreas de preservação permanente e unidades de conservação.

Outro ponto foi o detalhar a proteção de agentes públicos em caso de violência ou grave ameaça, incluindo expressamente policiais institucionais de órgãos públicos, além dos membros do Poder Judiciário, e do Ministério Público.

O parecer também removeu a exigência de “risco concreto de dissipação do patrimônio” para a decretação do perdimento extraordinário de bens de origem ilícita na fase de investigação.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.