‘Movimento perigoso’: Marcos Pereira critica possível judicialização do governo por votação do IOF
Presidente do Republicanos considera que caminho desrespeita a democracia e esvazia o papel do Legislativo
Brasília|Do R7

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), criticou a intenção do governo de recorrer à Justiça para tentar manter os aumentos do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Para Pereira, essa iniciativa representa um “movimento perigoso” e fere a democracia. Em nota divulgada nas redes sociais nesta quinta-feira (26), ele avaliou que o gesto ignora a decisão do Congresso.
“Haddad cogita acionar o STF para reverter a derrubada do aumento do IOF. Além de ignorar a vontade do Congresso, o governo tenta transformar um fracasso político em questão judicial. Um movimento perigoso, que desrespeita a democracia e esvazia o papel do Legislativo”, afirmou o parlamentar.
A manifestação ocorre após Câmara e Senado anularem os decretos enviados pelo Planalto com previsão de elevação do imposto. As revogações ocorreram durante votações realizadas na quarta-feira (25).
O resultado foi oficializado nesta manhã pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), consolidando um revés político para o Executivo. Diante da decisão do Legislativo, o governo avalia apresentar o caso ao STF.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
