Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Não tem mais desculpa’, diz deputado da oposição sobre ligação de Lula a Trump

Marcel van Hattem avalia que ligação entre presidentes deve ser acontecer ‘logo’; tarifaço começa a valer nesta quarta

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

  • Google News

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Deputado da oposição, Marcel van Hattem, comenta sobre a ligação entre Lula e Trump.
  • Ele afirma que "não tem mais desculpa" para essa conexão política.
  • A declaração surge em meio a debates sobre alinhamentos internacionais.
  • Notícias importantes do dia estão disponíveis no canal do R7.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Deputado federal avalia que governo federal falha no diálogo Kayo Magalhães /Câmara dos Deputados / 15.07.2025

O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) afirmou neste sábado (2) que o presidente Lula “não tem mais desculpa” para não ligar para o presidente norte-americano Donald Trump. “Claro que Trump está não só pronto para receber uma ligação, mas para negociar”, explica. A afirmação acontece depois de Trump afirmar nesta sexta-feira (1º) que está aberto ao diálogo.

Para o deputado, Lula estava justificando a falta de comunicação direta com Trump por dizer que o governo dos EUA (Estados Unidos da América) não estava disposto a negociar. Entretanto, diante da declaração do presidente americano, a ligação deve ser providenciada “logo”.


LEIA TAMBÉM

As tarifas de 50% a produtos brasileiros começa a valer na próxima quarta-feira (6). Van Hattem avalia que o governo federal tem falhado na atuação frente ao tarifaço. “Não houve nada que eu possa dizer que o governo acertou”, pontua.

Além do movimento do Executivo, o deputado acredita que o Legislativo também precisa se posicionar sobre o tema. “Câmara já devia ter pautado anistia, já devia ter aberto a CPI do abuso de autoridade na Câmara, e o Senado já devia ter aberto o processo de impeachment dos ministros do STF”, elenca.


Entenda

Na quarta-feira (31), o presidente norte-americano assinou uma ordem executiva oficializando a medida, com vigência a partir de 6 de agosto.

O decreto estabelece uma lista com cerca de 700 exceções — itens não atingidos pela taxação — entre as quais estão suco de laranja, aviões comerciais, combustíveis, petróleo e minério de ferro.


De acordo com o governo brasileiro, aproximadamente 44,6% das exportações para os Estados Unidos permanecem isentas da nova tarifa.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.