Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

No lugar do Exército, Polícia Federal começa fiscalização dos CACs em julho de 2025

Portaria com data da transferência de atribuições foi assinada por Ricardo Lewandowski e José Múcio, e publicada no Diário da União

Brasília|Do R7, em Brasília

Fiscalização é feita pelo Éxercito Brasileiro Arquivo/Agência Brasil

A Polícia Federal começará a fiscalização das licenças dos CACs (colecionadores, atiradores desportivos e caçadores) a partir do dia 1º de julho de 2025. Até a data, a responsabilidade seguirá com o Exército Brasileiro. A portaria com a definição da data da mudança da designação de atribuções foi publicada nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União.

Leia mais

A fiscalização por parte da PF começaria a valer em janeiro, conforme previsto em um decreto assinado pelo presidente Lula em julho de 2023.

Contudo, o governo federal adiou a transferência das responsabilidades. A portaria foi assinada pelos ministros da Justiça e Segurança, Ricardo Lewandowski, e o da Defesa, José Múcio.

O órgão assume todas as competências relativas às atividades dos CACs, incluindo registro, compra e venda de armas, concessão de guias de tráfego, e inspeção do comércio para pessoa física.


De acordo com o documento, as pastas terão até 60 dias para apresentarem um cronograma com definições para a efetivação da transferência das atribuições de fiscalização, controle e autorização de armas.

Plano de Ação

A Polícia Federal, iniciou em novembro de 2023, o Plano de Ação para a transferência das atribuições com o EB, que previa um cronograma de quatro etapas. Na primeira fase, foram designadas equipes de transição e capacitação dos agentes policiais.


A segunda etapa aconteceu em março de 2024, e foram realizados o Estágio Setorial de Fundamentos da Estrutura e do Funcionamento do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados, a concessão de acesso a sistemas e softwares necessários, o compartilhamento do código-fonte e do banco de dados, além da disponibilização dos processos mapeados, dados estatísticos e normativos do EB.

Já na terceira parte, começaram os testes do sistema da PF e a continuação da capacitação dos agentes. Segundo o Ministério da Justiça, até o momento, pelo menos 200 servidores passaram pelo treinamento para atuarem na fiscalização.


A última fase ocorreu em novembro de 2024, e compreendeu a conclusão do desenvolvimento do sistema de gerenciamento pela PF e as capacitações finais conduzidas pelo Exército.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.