Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No Tocantins, Bolsonaro reencontra menina que teve coração transplantado

Encontro com Alícia Silva foi compartilhado pelo presidente nas redes sociais; Bolsonaro havia se encontrado com ela no DF em 2019

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Alícia Silva, que teve o coração transplantado
Alícia Silva, que teve o coração transplantado Alícia Silva, que teve o coração transplantado

O presidente Jair Bolsonaro informou, nesta terça-feira (22), que reencontrou durante agenda em Araguaína (Tocantins) a menina Alícia Silva, 12 anos, que teve o coração transplantado aos 2 anos. Na época da cirurgia, o órgão foi transportado em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

Bolsonaro usou as redes sociais para mostrar o reencontro. "A Força Aérea transportou um coração para ela e agora eu a encontro aqui. O coração está batendo aí? Está feliz?", pergunta o presidente, e Alícia responde positivamente.

O último encontro entre o chefe do Executivo e a menina ocorreu em 2019, em Ceilândia, no Distrito Federal, onde Bolsonaro comemorou o aniversário de 10 anos de Alícia. Aos 2 anos, a menina recebeu o coração transplantado de um morador de São Paulo.

FAB e transporte de órgãos

A FAB atua em parceria com a CNT (Central Nacional de Transplantes) levando os órgãos ao local onde está o receptor. No ano em que Alícia recebeu o coração, foram feitos 121 voos para transporte de órgãos — o fígado foi o mais transportado, seguido por coração e rins.

Em média, um voo de transporte de órgão dura pouco mais de cinco horas e a tripulação é composta de três integrantes da FAB, além da equipe médica responsável. As aeronaves mais usadas nessas situações são o Embraer 110 Bandeirantes (C95), o Embraer 120 Brasília (C97), e o Learjet 35 (U35).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.