Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Novo Plano Nacional de Educação é aprovado na Câmara após acordo entre líderes

Texto com metas para os próximos 10 anos pode ir direto para o Senado

Brasília|Yumi Kuwano e Lis Cappi, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Aprovado o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que vai valer até 2035.
  • O plano estabelece metas para a universalização da pré-escola, ensino integral e combate às desigualdades.
  • Tramita em caráter conclusivo e pode seguir direto para o Senado sem votação no plenário.
  • Prevê investimentos em educação que correspondam a 10% do PIB e exige planos de ação locais por estado.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Plano estabelece metas e prazos para a educação nos próximos 10 anos Vinicius Loures/Câmara dos Deputados - 10.12.2025

Foi aprovado em comissão especial nesta quarta-feira (10) o novo PNE (Plano Nacional de Educação), que vai valer até 2035. O texto, relatado por Moses Rodrigues (União-CE), tinha mais de 3.000 emendas, mas teve acordo entre lideranças para retirada de todos os destaques.

O plano estabelece metas, prazos e mecanismos de monitoramento para orientar a política educacional pelos próximos dez anos. Universalização da pré-escola, ensino integral, combate às desigualdades, valorização dos profissionais e expansão do ensino técnico e superior são algumas das prioridades.


LEIA MAIS

O projeto tramita em caráter conclusivo, ou seja, se não houver recurso para votar no plenário, ele segue diretamente para análise do Senado.

Segundo o presidente da Bancada da Educação, Rafael Brito (MDB/AL), esse é o melhor Plano Nacional de Educação já elaborado.


“Um plano que ouviu o chão da escola, com metas ousadas, objetivos claros e bem definidos e que, quando for colocado em prática, reforçado pela criação do Sistema Nacional da Educação (SNE), fará com que a gente possa ter, no Brasil, a educação que a gente tanto sonha”, comemorou.

O que foi definido

O novo plano prevê investimentos para a área da educação que correspondam a 10% do PIB (Produto Interno Bruto) nesse intervalo.


A proposta fala também em ampliação do ensino integral, com a previsão de ofertar a modalidade para todos os níveis e interesses, e pretende ofertar mais vagas na educação infantil, para atender 100% da demanda de busca por creches.

Pelo plano, cada estado precisará elaborar um plano de ação local, com metas e indicadores para acompanhar resultados em tempo real, além de divulgar os dados sobre aprendizagem e indicadores educacionais do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica).

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.