Novo presidente do TCU quer capacitar cidadãos para fiscalizar obras paralisadas
Vital do Rêgo anunciou que tribunal está desenvolvendo um aplicativo voltado à participação da sociedade
Brasília|Do R7, em Brasília
Eleito presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), o ministro Vital do Rêgo afirmou que pretende ampliar a participação social nos processos de fiscalização da corte. Ao JR Entrevista, exibido nessa terça-feira (10), Vital do Rêgo anunciou que o tribunal está desenvolvendo um aplicativo que permite que a população “fiscalize” obras inacabadas.
Veja mais
“Estamos desenvolvendo um aplicativo por conta das obras inacabadas. Se o cidadão se envolver conosco e aceitar nosso convite para se capacitar e ser um auditor social... O que é um auditor social? Ele tem lá no smartphone dele um aplicativo que o TCU manda, ele vê uma obra parada, fotografa aquela obra, bota as informações necessárias imediatamente, online, envia ao TCU, o TCU analisa a informação dele e vai a campo, em tempo real”, explicou o ministro.
“É essa sinergia que eu quero oferecer ao país. Fazer do cidadão esse fiscal para ele mesmo”, acrescentou Vital do Rêgo.
Na entrevista, o ministro reforçou a importância da integração entre os Poderes, “para que possam ter estratégias definidas de cada poder e ajudar tecnicamente, porque o TCU é órgão que fiscaliza, mas que também pedagogicamente ensina”.
Obras paralisadas
Um levantamento feito pelo TCU indicou que das 11.941 obras públicas paralisadas no Brasil, 72% são de creches, escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Segundo o tribunal, as áreas de educação e saúde concentram 4.094 e 4.580 obras paradas, respectivamente. Os estados do Maranhão, Bahia e Pará, que estão entre os cinco com maior demanda por vagas em creches, têm mais obras paralisadas do que em execução.
Ao JR Entrevista, Vital do Rêgo afirmou que a conclusão das obras de creches que estão paralisadas permitiriam a abertura de 780 mil novas vagas na rede.
A íntegra da entrevista pode ser assistida no R7, nas redes sociais da RECORD e no PlayPlus.
Novo presidente
O ministro Vital do Rêgo toma posse como presidente do TCU nesta quarta-feira (11), em substituição ao ministro Bruno Dantas. O ministro Jorge Oliveira assumirá a vice-presidência. O mandato dos dois começa a partir de 1º de janeiro de 2025 e terá duração de um ano, com a possibilidade de renovação por igual período.
Natural de Campina Grande (PB), Vital do Rêgo foi eleito à Presidência do TCU em 4 de dezembro, por unanimidade.
A cerimônia de posse, que ocorre em Brasília, vai acontecer sem a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que precisou passar por uma cirurgia de emergência na madrugada dessa terça-feira.