Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Observatório da UnB registra chegada de terremoto na Turquia 

O tremor, que aconteceu na madrugada desta segunda, atingiu uma magnitude de 7,8 graus na escala Richter

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Sismograma do terremoto da Turquia obtido pelo observatório sismológico da UnB
Sismograma do terremoto da Turquia obtido pelo observatório sismológico da UnB

A chegada do terremoto que atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria na madrugada desta segunda-feira (6) foi registrada pelo observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB). O gráfico, que foi detectado pela estação Santa Maria do Tocantins (TO), mostra o pico do tremor no país turco, que aconteceu por volta das 4h (22h de domingo no horário de Brasília).

Segundo George Sand, professor e pesquisador do observatório, é a primeira vez que uma magnitude de 7,8 atinge a região. "Já houve casos anteriores, mas de magnitudes menores", disse.

Leia também

Em 1999, um terremoto de 7,6 graus na escala Richter atingiu a Turquia e deixou mais de 17 mil mortos. O pesquisador afirmou que por ser uma região que está no limite entre as placas tectônicas, "faz com que essa atividade sísmica seja recorrente". 

Com um epicentro de 17,9 km de profundidade, o abalo foi registrado na província de Gaziantep, sudeste do país, a 26 km a leste da cidade turca de Nurdağı, que tem pouco mais de 40 mil habitantes e fica a cerca de 650 km da capital, Ancara, de acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos).


O terremoto

Balanços divulgados por autoridades turcas e sírias mostram que o terremoto já deixou mais de 2 mil mortos. Além de prédios e monumentos históricos destruídos, equipes de socorro realizam buscas por desaparecidos. 

No epicentro do terremoto, mais de 8 mil pessoas ficaram feridas e outras 1.500 morreram. Na Síria, foram registradas 810 mortes e 2.400 feridos.


Segundo o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, ao menos três aeroportos das zonas afetadas, Hatay, Maras e Gaziantep, foram fechados para o tráfego. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um prédio desaba na cidade de Sanliurfa.

*Com informações da Agence France-Presse (AFP)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.