Onça-parda é encontrada morta em reserva ambiental em Planaltina
O animal estava com marca de tiro no pescoço e foi encaminhado para autópsia; o Brasília Ambiental investiga possível crime
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Uma onça-parda, também conhecida como suçuarana, foi encontrada morta dentro da Estação Ecológica de Águas Emendadas, na região de Planaltina, no Distrito Federal, na última quarta-feira (4). O animal foi ferido no pescoço e já estava em estado de putrefação.
Uma autópsia vai ser realizada na onça para confirmar se a causa da morte foi o tiro no pescoço. Segundo o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, equipes realizam patrulhamento ostensivo na região, a fim de evitar a caça ilegal.
Veja também: Vídeo: BR-070 é fechada durante troca de tiros em Águas Lindas
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a onça-parda é o segundo maior felino das Américas. No Brasil, a espécie é considerada vulnerável, o terceiro nível mais grave nas escalas de risco de extinção.
O Brasília Ambiental informou ao R7 que todas as medidas para confirmar se houve crime ambiental estão sendo tomadas. A denúncia de crimes ambientais no Distrito Federal pode ser feita por meio do telefone 162.
*Estagiária, sob supervisão de Fausto Carneiro