Operação da PF e Receita bloqueia R$ 60 milhões de grupo investigado por lavagem de dinheiro no DF
Empresas dos alvos importam mercadorias sem cumprir com as obrigações fiscais cabíveis ou traziam produtos proibidos no país
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
A PF (Polícia Federal) e a Receita Federal cumpriram 14 mandados de busca e apreensão contra um suposto esquema de lavagem de dinheiro no Distrito Federal. Segundo informações da PF, as empresas importavam mercadorias proibidas no território nacional ou não pagavam as taxas fiscais corretamente. A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 60 milhões em contas vinculadas aos investigados nesta quarta-feira (13).
A investigação dos órgãos buscou desarticular uma associação criminosa responsável pela ocultação e dissimulação de valores provenientes do tráfico de drogas e outras condutas ilegais.
Segundo a apuração, os alvos estabeleceram diversas formas para dificultar o rastreamento dos valores. “Destaca-se a identificação de diversas pessoas físicas e jurídicas que, de modo consciente, atuam na intermediação de transações financeiras em favor do grupo investigado”, disse a PF.
A Polícia Federal disse, ainda, que além dos atos que configuram o crime de lavagem de dinheiro também poderá ser caracterizada a ocorrência de outras infrações penais, como a ofensa de particulares contra a administração pública em geral, e especificamente, crimes de contrabando e descaminho. As penas para as infrações investigadas, se somadas, podem chegar a 20 anos de prisão.