Operação nacional combate violência contra idosos no país
Coordenada pelo Ministério da Justiça, força-tarefa acontece em todo o país. Ação constante já prendeu 570 agressores
Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília
Polícias civis de todo o país realizam uma força-tarefa, nesta sexta-feira (15), para combater a violência contra os idosos. A Operação Vetus II — coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública — seguirá os trabalhos, ao longo das próximas semanas, para apurar as denúncias que chegam por meio do Disque 100 e de outros canais oficiais, além de instaurar inquéritos, fazer visitas a abrigos e residências de vítimas e cumprir mandados e medidas protetivas.
“As operações coordenadas pelo Ministério em conjunto com as forças estaduais têm sido um sucesso. E com a Operação Vetus, um marco na proteção do idoso no Brasil, não será diferente. Milhares de denúncias vão ser apuradas e os responsáveis por esses crimes gravíssimos serão punidos”, afirma o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.
A Operação Vetus II, que também conta com a articulação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, acontece em todo os estados, menos na Bahia, onde foi realizada operação semelhante recentemente. O balanço de toda a ação será divulgado em novembro.
Desde de 2020, a operação já apurou mais de 13 mil denúncias. Aproximadamente 570 agressores foram presos em todo o país.
Denuncie
A violência contra o idoso é crime que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa. Para denunciar, inclusive de forma anônima, é só ligar no Disque 100. Qualquer pessoa pode acionar o canal gratuito, que funciona diariamente, 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. O serviço cadastra e encaminha os casos aos órgãos competentes.