Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pacheco assume a presidência da República durante viagens de Bolsonaro, Mourão e Lira

Terceiro na linha de sucessão à presidência da República, o presidente do Senado fica no cargo até a terça-feira (20)

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, assume a presidência da República por quatro dias durante as viagens internacionais de Jair Bolsonaro (PL), do vice-presidente, Hamilton Morão (Republicanos-RS), e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Pacheco é o terceiro na linha de sucessão presidencial e é a terceira vez que assume o cargo.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) responde pela Presidência do Senado no período, que dura até a terça-feira (20). A legislação brasileira determina que candidatos não podem assumir o cargo de presidente seis meses antes das eleições. Mourão disputa uma vaga ao Senado pelo Rio Grande do Sul, e Lira, segundo na linha de sucessão, tenta a reeleição ao cargo de deputado federal

O presidente Jair Bolsonaro chegou a Londres, no Reino Unido, neste domingo (18) para participar do funeral da rainha Elizabeth 2ª. Após as celebrações, ele segue para Nova York, nos Estados Unidos, para a Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontece na terça-feira (20).

Já o vice-presidente, Hamilton Mourão, viaja para Lima, no Peru, neste sábado. Ele fica no país até o dia 20. O segundo na linha de sucessão, presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) vai para Nova York, nos Estados Unidos.

Publicidade

Bolsonaro em Londres

O presidente Jair Bolsonaro discursou na chegada a Londres na manhã deste domingo (18). Ele falou da sacada da residência do embaixador brasileiro no país, onde era esperado por apoiadores.

"Estamos aqui num momento de pesar, de profundo respeito pela rainha. Esse é nosso objetivo principal", disse a apoiadores que o aguardavam em frente à residência do embaixador brasileiro na capital britânica.

Publicidade

O presidente aproveitou o momento para repetir o que tem falado durante a campanha à reeleição. "Essa manifestação por parte de vocês representa o que realmente acontece no Brasil, cada vez mais o Brasil mostrará para o mundo o seu valor. A nossa bandeira sempre será dessa cores aqui: verde e amarela. Nosso lema é Deus, pátria, família e liberdade", completou.

O presidente deve visitar a Câmara Ardente da rainha Elizabeth 2ª, assinará o Livro de Condolências e gravará uma mensagem. O encontro com o rei Charles 3º – que assumiu o trono após o falecimento da mãe – está previsto para ocorrer durante uma recepção oferecida pelo monarca no final da tarde.

Além do presidente, também estão no Reino Unido a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia e o padre Paulo Antônio Araújo. Apesar da comitiva, apenas Bolsonaro e Michelle podem participar das celebrações oficiais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.