Paes de Andrade toma posse como presidente da Petrobras
Formado em comunicação, ele foi indicado em maio e é o quarto a comandar efetivamente a estatal no governo Bolsonaro
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
A Petrobras informou que Caio Mário Paes de Andrade tomou posse nesta terça-feira (28) como presidente da estatal. O mandato do executivo à frente do cargo segue até 13 de abril de 2023. A cerimônia ocorreu na sede da empresa, localizada no Rio de Janeiro, em agenda interna.
O Conselho de Administração deu aval à indicação dele para o cargo nesta segunda-feira (27). Na votação, o executivo teve sete votos favoráveis ao seu nome e três contrários. Esse era o último passo antes de ser empossado ao cargo.
O novo presidente é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, pós-graduado em administração e gestão pela Universidade Harvard e mestre em administração de empresas pela Universidade Duke. Andrade é alvo de uma ação, feita por petroleiros minotirátios, que afirma que a indicação fere dois requisitos previstos no ordenamento jurídico: experiência profissional e formação acadêmica.
Ele foi indicado pelo governo federal no fim de maio no lugar de José Coelho, que renunciou ao posto. Paes de Andrade será o quarto presidente da Petrobras na gestão de Jair Bolsonaro – sem contar o interino Fernando Borges. Antes dele, comandaram a empresa: José Mauro Ferreira Coelho, Joaquim Silva e Luna e Roberto Castello Branco. Todos deixaram o posto por causa de reajustes ao preço dos combustíveis.
Bolsonaro critica de forma recorrente a política de preços da Petrobras. A estatal adota o modelo PPI (Preço de Paridade Internacional), o que faz com que o preço de gasolina, etanol e diesel acompanhe a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional.
Recentemente, Bolsonaro afirmou que será possível modificar a política de preços adotada pela estatal, com a nova presidência. Em cerimônia realizada nesta nesta segunda-feira (27), o chefe do Executivo destacou que a estatal vai ter uma nova dinâmica em relação aos combustíveis no país. Bolsonaro não apresentou mais detalhes de como a mudança ocorrerá.
"Hoje o Caio [Paes de Andrade] está tomando posse na Petrobras. Teremos uma nova dinâmica também na estatal na questão dos combustíveis no Brasil. Tudo vai ser analisado na conformidade, na base da lei, sem mexer na Lei das Estatais, sem querer interferir em nada, mas com muito respeito e responsabilidade", afirmou Bolsonaro.