Brasília Patriota e Republicanos lideram pedidos de registro de candidaturas

Patriota e Republicanos lideram pedidos de registro de candidaturas

Tribunal Superior Eleitoral contabilizou 366 homologações até o início desta quarta (27), 87 delas do Patriotas e 86 do Republicanos

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições

Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições

Antonio Augusto/Secom/TSE - 30.11.2021

Dos 366 pedidos de registro de candidatura para as eleições deste ano contabilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o início desta quarta-feira (27), o Patriota e o Republicanos são os partidos com mais homologações: 87 e 86, respectivamente. Confira a situação abaixo:

Patriota: 87
Republicanos: 86
Pode: 81
PSOL: 27
União Brasil: 26
PT: 20
Novo: 18
PV: 9
PSB: 5
PCdoB: 4
Rede: 3

Ao todo, o cargo de deputado federal é o que tem mais pedidos: 169. Para deputado estadual, são 162. Os dados são do portal DivulgaCandContas, do TSE.

Os números mostram ainda que cadeiras com maior destaque devem ser seguradas pelos partidos para o lançamento nos últimos dias do prazo, para um tempo maior de movimentação de alianças e quadros políticos.

Apenas um governador, um vice-governador e três senadores registraram a candidatura no sistema do TSE, que ainda não recebeu, por exemplo, pedidos de presidenciáveis. O registro é feito após as convenções partidárias e deve conter uma série de informações detalhadas do político, como lista de bens declarados, proposta de governo e relação de vice ou suplentes.

Pedido por estado

A maior parte das homologações vem do Rio Grande do Sul, com 81. Pernambuco (56), Minas Gerais (53) e Mato Grosso (42) estão na sequência. Para a candidatura se tornar válida, os políticos devem aguardar o julgamento do TSE.

Entre os recortes, o portal mostra que 67% dos pedidos de registro são de homens e 33%, de mulheres, com o grupo de pessoas entre 45 e 49 anos liderando a faixa etária. Mais da metade dos candidatos, 50,5%, são brancos, enquanto 37,7% são pardos e 10,6% são pretos.

A permissão para que legendas, federações e coligações solicitem a inscrição de candidaturas começou há uma semana (na quarta-feira, dia 20) e termina em 15 de agosto.

Últimas