Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Patriota e Republicanos lideram pedidos de registro de candidaturas

Tribunal Superior Eleitoral contabilizou 366 homologações até o início desta quarta (27), 87 delas do Patriotas e 86 do Republicanos

Brasília|Do R7, em Brasília


Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições
Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições

Dos 366 pedidos de registro de candidatura para as eleições deste ano contabilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até o início desta quarta-feira (27), o Patriota e o Republicanos são os partidos com mais homologações: 87 e 86, respectivamente. Confira a situação abaixo:

Patriota: 87

Republicanos: 86

Pode: 81

Publicidade

PSOL: 27

União Brasil: 26

Publicidade

PT: 20

Novo: 18

Publicidade

PV: 9

PSB: 5

PCdoB: 4

Rede: 3

Ao todo, o cargo de deputado federal é o que tem mais pedidos: 169. Para deputado estadual, são 162. Os dados são do portal DivulgaCandContas, do TSE.

Os números mostram ainda que cadeiras com maior destaque devem ser seguradas pelos partidos para o lançamento nos últimos dias do prazo, para um tempo maior de movimentação de alianças e quadros políticos.

Apenas um governador, um vice-governador e três senadores registraram a candidatura no sistema do TSE, que ainda não recebeu, por exemplo, pedidos de presidenciáveis. O registro é feito após as convenções partidárias e deve conter uma série de informações detalhadas do político, como lista de bens declarados, proposta de governo e relação de vice ou suplentes.

Pedido por estado

A maior parte das homologações vem do Rio Grande do Sul, com 81. Pernambuco (56), Minas Gerais (53) e Mato Grosso (42) estão na sequência. Para a candidatura se tornar válida, os políticos devem aguardar o julgamento do TSE.

Entre os recortes, o portal mostra que 67% dos pedidos de registro são de homens e 33%, de mulheres, com o grupo de pessoas entre 45 e 49 anos liderando a faixa etária. Mais da metade dos candidatos, 50,5%, são brancos, enquanto 37,7% são pardos e 10,6% são pretos.

A permissão para que legendas, federações e coligações solicitem a inscrição de candidaturas começou há uma semana (na quarta-feira, dia 20) e termina em 15 de agosto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.