PCDF apura suspeita de fraude em concurso da corporação
Investigação corre em sigilo. Circulam nas redes sociais imagens que seriam do caderno de provas
Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) abriu uma investigação sigilosa para apurar as suspeitas de fraude no concurso público da corporação. As provas de agente e escrivão e ocorreram no último fim de semana. Nas redes sociais circulam fotos que mostram cadernos de provas, possivelmente do último certame, e que teriam sido divulgadas enquanto a aplicação ainda estava acontecendo.
O concurso realizado no domingo passado (22) foi marcado por muita confusão. O início das provas para agente atrasou em três locais por falta de pessoal para aplicar o exame, o que motivou reclamações de candidatos, com os portões abertos depois do horário. No fim de semana, houve ainda prova no sábado (21) para o cargo de escrivão.
Por conta da pandemia de Covid-19, o certame foi alvo de ações judiciais que questionavam as datas de aplicação. Ele chegou a ser adiado em diversas ocasiões. À princípio, a data inicial prevista para o concurso era março do ano passado, foi remarcada para agosto, depois outubro, e ficaram para 2021.
Ao todo, 141 mil pessoas se inscreveram para concorrer a uma das 600 vagas para agente e escrivão, cuja remuneração é de até R$ 8.698,78.