Desaprovação de Janja cresce e chega a 61% entre os que a conhecem, diz pesquisa
Aprovação da atuação da primeira-dama caiu para 23%, a menor taxa já registrada desde maio do ano passado
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A atuação da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, no governo federal atingiu o maior nível de desaprovação desde maio de 2024. Levantamento PoderData feito entre 27 e 29 de setembro de 2025 aponta que, entre os 89% dos eleitores que dizem conhecê-la bem ou de ouvir falar, 61% afirmaram desaprovar sua participação no governo.
O índice representa alta de 11 pontos percentuais em relação a junho.
A aprovação à atuação de Janja caiu para 23%, a menor taxa já registrada desde maio do ano passado. Outros 16% dos entrevistados não souberam responder.
Leia mais
O conhecimento sobre Janja cresceu de forma expressiva nos últimos anos. Em setembro de 2022, antes da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato, 63% dos eleitores diziam conhecê-la.
Hoje, o percentual é de 89% — sendo 51% que a conhecem “de ouvir falar” e 38% que afirmam conhecê-la “bem”. Apenas 11% disseram não a conhecer.
O levantamento foi feito com 2.500 entrevistas em 178 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
