PF apreende computador, celular e prova do Enem em investigação de possíveis fraudes no exame
Inep anulou três questões do Enem 2025 após denúncias de vazamento
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

A Polícia Federal apreendeu um celular, computador e uma prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no âmbito da investigação que apura um suposto esquema de fraude no exame.
A investigação teve início após o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vinculado ao Ministério da Educação, detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial.
O conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame.
“A atuação da Polícia Federal visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos”, afirmou a corporação.
Entenda
Segundo Erik Anderson, especialista em legislação educacional, a medida busca preservar a isonomia entre os candidatos.
“A medida é muito acertada do Inep: anula as três questões, e essa anulação não vai trazer ganho nem prejuízo para os estudantes, porque as notas serão calculadas desconsiderando as três questões. Então elas não vão ter a pontuação distribuída aos candidatos, nem vão prejudicá-los. Que fique bastante claro: a anulação das questões não traz prejuízo nem ganho”, explica ao Conexão Record News de quarta-feira (19).
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp










