PF deflagra operação contra organização de tráfico de pessoas
Grupo aliciava famílias afegãs no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP)
Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília
A PF (Polícia Federal) deflagrou, nesta segunda-feira (23), uma operação para desarticular uma organização criminosa especialista em tráfico de pessoas. Conforme o órgão, o grupo aliciava famílias afegãs em situação de vulnerabilidade no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), oferecendo falsas promessas de levá-los para os EUA.
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. As investigações continuam. O objetivo é identificar outros possíveis envolvidos, além de aprofundar o conhecimento sobre o esquema criminoso.
LEIA MAIS
De acordo com a coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do Ministério da Justiça, Marina Bernardes, os migrantes são especialmente vulneráveis ao aliciamento.
“São inúmeras razões. Muitas vezes não falam o idioma do país, desconhecem a legislação local, temem buscar as autoridades locais por medo de serem detidos ou deportados. As organizações criminosas se aproveitam desses fatores para enganar e explorar essas pessoas”, disse.
A ação de hoje ocorre em resposta às atividades de repressão e responsabilização dos autores desse crime, que o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, propôs no Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O instrumento também sugere ações para prevenir, proteger e assistir vítimas.