PF encontra joias em operação contra ex-assessora de Lira; veja vídeo
Operação Transparência foi realizada nesta sexta-feira na casa de Mariângela Fialek e na Câmara dos Deputados
A Polícia Federal encontrou e apreendeu várias joias durante a Operação Transparência, que teve como alvo a ex-assessora do deputado Arthur Lira (PP-AL), Mariângela Fialek, conhecida como Tuca.
Em imagens obtidas pelo R7, é possível ver diversos anéis, brincos, colares e pulseiras da ex-assessora, em diversas caixas de joias.
A operação foi deflagrada nesta sexta-feira (12) e cumpriu mandados na Câmara dos Deputados e na casa de Mariângela.

As buscas na Câmara ocorreram na sala 135, criada quando Arthur Lira era presidente da Casa para liberar verbas do chamado orçamento secreto. Mariângela assumiu o cargo de assessoria técnica da presidência em 2021 e era a responsável por cuidar das planilhas dessas emendas.
Leia mais
🔎 Orçamento secreto: trata-se das emendas de relator, modelo de destinação de verba questionada por falta de transparência por não indicar qual congressista era beneficiado com o dinheiro.
As medidas judiciais foram autorizadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Atualmente, Mariângela tem cargo de natureza especial e atua na liderança do PP.
Defesa de Mariângela
Em nota, a defesa de Mariângela Fialek afirmou que ela não é alvo de suspeitas de irregularidades e que sua atuação na Casa sempre foi “estritamente técnica, apartidária e impessoal”.
Segundo o documento, assinado pelos advogados Luís Inácio Adams e Maria Claudia Bucchianeri, a PF buscava apenas acessar informações relacionadas ao trabalho de Fialek na organização de emendas na Câmara.
Os dados, de acordo com a defesa, já são públicos e enviados rotineiramente à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, além de publicados no Portal da Transparência.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















