PF identifica oito suspeitos de divulgar imagens dos cadernos de questões da 1ª etapa do Enem
Segundo o Inep, a PF realizou oitivas em Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF), além de diligências no RS e CE
Brasília|Do R7, em Brasília
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou na tarde deste domingo (12) que a Polícia Federal (PF) identificou oito pessoas que teriam divulgado imagens dos cadernos de questões durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no domingo passado (5). No mesmo dia, o Inep pediu à Polícia Federal que investigue o vazamento da prova.
Imagens do exame que mostravam o tema da redação deste ano circularam nas redes sociais após o fechamento dos portões, às 13h30 do último domingo. A foto divulgada mostra a página da proposta de redação, que tem como tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
De acordo com o instituto, não há nenhuma informação de que o conteúdo tenha sido divulgado antes do início da aplicação da prova. O Inep afirmou que é procedimento-padrão informar a PF casos como esse. A Polícia Federal realizou oitivas em Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF). Também estão sendo realizadas diligências no Rio Grande do Sul e no Ceará.
O Inep informou ainda que a PF apreendeu materiais com suspeita de uso para fraude em Maceió (AL) e Vitória da Conquista (BA). "As empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficializadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens", disse.
Abstenção no primeiro domingo de provas
O primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 teve abstenção de 28,1% dos inscritos. Isso significa que cerca de um em cada quatro estudantes não compareceu ao local de prova. Em 2022, a taxa de ausência foi de 28,3%. O estado com maior índice de não comparecimento foi o Amazonas, com 44%.
Mais de 3,9 milhões de estudantes estavam inscritos para fazer a primeira etapa da prova do Enem. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a marca é 13,1% maior que o número de inscrições de 2022.
Os participantes resolveram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e fizeram uma redação. Neste domingo (12), os inscritos resolvem as provas da segunda etapa do exame, com questões de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep até o dia 24 de novembro.