Brasília PF vai entregar passaportes de quem fez o pedido até a 0h desta quinta-feira

PF vai entregar passaportes de quem fez o pedido até a 0h desta quinta-feira

A emissão do documento estava suspensa por falta de verba e será parada novamente após o prazo anunciado

  • Brasília | Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Passaporte Brasileiro: 19º colocado no ranking entre os mais seguros

Passaporte Brasileiro: 19º colocado no ranking entre os mais seguros

Divulgação

A Polícia Federal vai processar e entregar os passaportes para quem fez o pedido do documento até a 0h desta quinta-feira (1). Em 19 de novembro, a PF havia suspendido a produção dos documentos por falta de recursos. 

Segundo nota divulgada pela corporação, a emissão de novos passaportes é devido à liberação de R$ 37,4 milhões de crédito orçamentário para o setor responsável por imprimir os documentos.

"Os solicitantes de passaporte que tiveram seus atendimentos realizados nos postos da PF até 0h desta quinta-feira terão seus documentos confeccionados e entregues o mais rápido", informou a corporação.

A partir de sexta-feira (2), porém, a PF suspenderá novamente a impressão dos passaportes "até que os valores remanescentes [da verba] sejam repassados". Quem precisa retirar o documento poderá fazer a solicitação pela internet e os agendamentos.

Quem pretende visitar países como os Estados Unidos, nações da União Europeia, da Ásia e da África precisam do passaporte para entrar nos territórios. Nos países do Mercosul, porém, os visitantes podem entrar portando o documento de RG (Registro Geral).

Ainda de acordo com a nota divulgada, a PF continuará "acompanhando atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço".

Últimas