Piloto que denunciou esquema de jatinhos do PCC é filiado ao PSOL
Entre os políticos apontados pelo piloto está o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O piloto Mauro Caputti Mattosinho, responsável por denunciar empresários e políticos que estariam supostamente envolvidos em um esquema de jatinhos do PCC (Primeiro Comando da Capital), é filiado ao partido PSOL desde o início do ano.
Entre os políticos apontados pelo piloto está o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda. Com a denúncia, a Polícia Federal passou a investigar o político pela suposta ligação com membros do PCC alvos de uma operação que revelou um esquema bilionário de fraudes e desvios no setor de combustíveis.
Em nota, o União Brasil disse que “não existem quaisquer relações de Rueda com os fatos” (leia a íntegra da manifestação ao fim da reportagem).
A apuração teria começado após a denúncia de Mattosinho. Ele teria relatado que aeronaves registradas nos nomes de terceiros, na verdade, pertencem a Rueda e teriam sido usadas por integrantes do PCC.
Duas pessoas que teriam usado as aeronaves ligadas a Rueda são Roberto Augusto Leme da Silva, conhecido como “Beto Loco”, e Mohamad Hussein Mourad, do antigo grupo Aster/Copape.
No fim de agosto, ambos foram alvo de operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal por serem apontados como chefes de um esquema bilionário de combustíveis ligado ao PCC.
Piloto pediu apoio pelas redes sociais
Em uma publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (18), Mattosinho pediu apoio a seguidores. “Cuidem de mim. Olhem por mim”, pediu o piloto.
“Escrevo essa legenda inusitada, sentindo muito medo. Acima de todas as contradições, me pauto por aquela tão abstrata ‘coisa certa a se fazer’. Aquela coisa sem cara, sem cheiro, que de longe parece nos impelir a agir como pessoas e cidadãos melhores”, escreveu.
“Hoje, essa tal coisa certa, se apresenta no meu colo, ao alcance dos meus dedos. Tão assustadoramente perto, que consigo por um momento sentir seu cheiro, olhar nos seus olhos, e vê-la exatamente como é. E ela é tão espinhosa, a ponto de me fazer duvidar da minha capacidade de aceitá-la como se apresentou”, acrescentou Mattosinho.
O que disse o União Brasil
Em relação à matéria do portal Metrópoles, que tenta de forma irresponsável associar o nome de Antonio Rueda, presidente do União Brasil, à operação Carbono Oculto, é preciso esclarecer que não existe qualquer compromisso do texto publicado com a verdade.
Tanto não existem quaisquer relações de Rueda com os fatos, as pessoas e as empresas mencionadas, que a matéria sequer traz qualquer mínimo elemento concreto para que possa ser objetivamente refutado.
Tratam-se de ilações sem fundamento e totalmente desconectadas da realidade. A narrativa apresentada não tem o menor amparo fático.
Rueda lamenta a leviandade com que seu nome foi suscitado em um contexto absolutamente infundado e informa que tomará todas as medidas cabíveis para proteger sua reputação contra campanhas difamatórias.
Perguntas e respostas
Quem é Mauro Caputti Mattosinho?
Mauro Caputti Mattosinho é um piloto que denunciou empresários e políticos supostamente envolvidos em um esquema de jatinhos do PCC (Primeiro Comando da Capital) e é filiado ao partido PSOL desde o início do ano.
Quais políticos estão envolvidos na denúncia?
Entre os políticos mencionados por Mauro está Antonio Rueda, presidente nacional do Uniã Brasil. A denúncia levou a Polícia Federal a investigar Rueda por sua suposta ligação com membros do PCC, que são alvos de uma operação relacionada a fraudes e desvios no setor de combustíveis.
Qual foi a resposta do Uniã Brasil sobre as acusações?
O União Brasil afirmou que “não existem quaisquer relações de Rueda com os fatos” mencionados nas denúncias.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
