Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão por 'rachadinha' no Governo do Distrito Federal
Foram encontrados R$ 30 mil em espécie na Operação Meridio; cerca de 40 policiais participaram da ação
Brasília|Do R7
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (3) a Operação Meridio e cumpriu oito mandados de busca e apreensão por suposto esquema de ‘rachadinha’ no Governo do Distrito Federal (GDF). A suspeita é que um servidor de cargo comissionado tinha o poder de indicar pessoas de seu interesse para também ocuparem outros cargos comissionados, porém, o investigado exigia o repasse de parte dos salários desses indicados. Esta prática é conhecida popularmente como 'rachadinha'. Na casa do servidor, foram encontrados R$ 30 mil em espécie.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Ao todo, oito pessoas foram indicadas pelo suspeito para ocuparem cargos comissionados, entre elas, o filho e a empregada doméstica do investigado, que, segundo a investigação, não compareceriam aos órgãos para os quais foram nomeados, possivelmente se tratando de ‘funcionários fantasmas’. Já as demais pessoas indicadas, compareciam ao órgão apenas uma vez por mês, somente para assinar sua folha de ponto.
As medidas foram cumpridas na residências dos investigados, na empresa utilizada para movimentação das 'rachadinhas' e nos órgãos do GDF que os investigados supostamente trabalhavam, nas regiões do Plano Piloto, Recanto das Emas e Santa Maria, no Distrito Federal.
Leia também
Participaram da ação a Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia de Repressão à Corrupção vinculada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRCOR/DECOR), com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (PRODEP).