Polícia Civil do DF investiga grupo que ameaçava e extorquia pessoas com HIV
Suspeitos tinham acesso a listas de pacientes com a doença e pediam dinheiro às vítimas em troca do sigilo da informação
Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília
A Delegacia de Repreensão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação na terça-feira (13) contra um grupo que ameaçava e extorquia pessoas com HIV, o vírus da Aids, pela internet. Segundo a polícia, a investigação apura a ação de criminosos que supostamente invadiam bancos de dados hospitalares e pediam dinheiro a pacientes em troca de não divulgar a informação de que eles foram infectados com o vírus.
Leia mais
De acordo com as investigações, após invadir dispositivos informáticos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde), o grupo ligava para a vítima por um terminal telefônico holandês e exigia a transferência de valores em criptomoedas. Os criminosos ameaçavam divulgar a condição das vítimas nas redes sociais.
Com ajuda da Polícia Civil de São Paulo, a operação cumpriu três mandados de busca e apreensão de celulares e computadores na capital paulista. O material será encaminhado e analisado pela Seção de Perícias de Informática da PCDF.
Caso o resultado das investigações confirme a ação dos suspeitos, eles responderão pelos crimes de extorsão majorada, quando há aumento de pena, e associação criminosa. A pena pode chegar a 27 anos de prisão.
*Sob supervisão de Augusto Fernandes