Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Civil investiga tentativa de furto de cabos do Metrô-DF

Estações estão fechadas desde o início da manhã desta terça-feira (28), devido a problemas no sistema de sinalização do transporte

Brasília|Carlos Eduardo Bafutto e Sarah Paes, do R7, em Brasília

Celina Leão durante entrevista à imprensa sobre tentativa de furto de cabos
Celina Leão durante entrevista à imprensa sobre tentativa de furto de cabos Celina Leão durante entrevista à imprensa sobre tentativa de furto de cabos

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), determinou nesta terça-feira (28) que a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) abra um inquérito para investigar a tentativa de furto dos cabos do Metrô-DF que provocou a interrupção da circulação dos trens. As estações amanheceram fechadas nesta terça, causando transtornos aos usuários em todo o DF. Celina divulgou um vídeo nas redes sociais comunicando a medida. Veja abaixo:

"Hoje nós tivemos a informação, cedo, da paralisação do metrô, em uma tentativa de furto dos fios do cabeamento. Já determinamos que a Polícia Civil abra inquérito imediatamente, para que a gente possa investigar, porque as pessoas que fazem isso não furtam só do metrô. Furtam da sociedade, das pessoas que saem de casa cedo para tentar buscar um transporte público e não conseguem acessar esse transporte. Nós determinamos a abertura imediata de inquérito para apurar a autoria e a materialidade desse crime que prejudica toda a população do Distrito Federal," disse a governadora em exercício. 

Durante a inauguração de uma escola no Itapoã, Celina afirmou que conversou com o delegado geral da Polícia Civil do DF, Robson Candido da Silva, e com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, para pedir que os culpados sejam punidos rapidamente.

“Nós comunicamos imediatamente ao delegado Robson para que ele abra perícia para investigar a tentativa de furto do cabeamento do metrô. O Governo do Distrito Federal repudia esse tipo de ato”, afirmou.

Publicidade

Reforço da segurança nas estações

Questionado se o GDF vai tomar alguma medida mais efetiva já que o furto de cabos do metrô é um problema enfrentado há alguns anos na capital, Celina explicou que também pediu o reforço da segurança nas estações. “A gente também determinou ao presidente do metrô uma melhoria na parte de segurança. E acredito que, com a punição das pessoas que tentaram furtar o cabeamento, a gente dê o exemplo porque o que falta também, de uma certa forma, é a punição das pessoas que tentam dilapidador o patrimônio público”, completou.

Entenda

A tentativa de furto dos cabos do metrô está sendo investigada pela 21ª DP (Taguatinga Sul) e pela 4ª DP (Guará). De acordo com a PCDF, o crime foi nas proximidades da estação Shopping, no Guará, e ainda "não há detalhes na ocorrência que está ainda em andamento". 

Publicidade

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) confirmou que a interrupção da circulação dos trens foi provocada por atos de vandalismo e tentativa furto de cabos de energia. Em nota, o Metrô-DF afirmou que cabos de fibra ótica foram rompidos, o que causou um problema de sinalização, interrompendo a circulação de trens.

O sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle. O sistema impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha.

Publicidade

A companhia comunicou ainda que as equipes de manutenção estão trabalhando nos locais e, por ora, não há previsão de abertura das estações. "Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltem a circular o mais breve possível," diz o comunicado.

Com as estações de metrô fechadas, as linhas de ônibus estão sobrecarregadas, e as tarifas de transporte por aplicativo alcançaram valores altos. A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF também divulgou nota informando que, enquanto durar a manutenção no sistema metroviário, as linhas de ônibus que operam na área de influência do metrô serão reforçadas com mais viagens.

Ainda de acordo com a secretaria, "os técnicos estão monitorando o sistema e orientando as concessionárias para que ofereçam mais viagens nas linhas e horários mais demandados".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.