Polícia Federal dá a Bolsonaro acesso à investigação sobre joias
OMinistério Público Federal em São Paulo abriu um procedimento preliminar para apurar o caso que envolve o ex-presidente
Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília
A Polícia Federal decidiu dar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acesso à investigação sobre as joias dadas de presente pela Arábia Saudita e importadas para o Brasil. A informação foi confirmada pelo R7 com as fontes da corporação.
Na última quarta-feira (15), o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que Bolsonaro deve devolver à Presidência da República, em até cinco dias, o estojo com joias masculinas recebido da Arábia Saudita e armas doadas pelos Emirados Árabes Unidos.
O caso é alvo de um pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) protocolado na Câmara dos Deputados em 8 de março. No requerimento, parlamentares argumentaram que é necessário investigar as denúncias da entrada irregular das joias no país. "As condutas incorrem no completo desrespeito aos princípios que regem a vida e os agentes públicos", diz o pedido.
Leia também: Governo lança novo Mais Médicos com custo de R$ 700 milhões e mantendo atuação de estrangeiros
O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo também abriu um procedimento preliminar para investigar se houve crime cometido pelo ex-presidente.
A apuração foi pedida pela Receita Federal, que já se reuniu com procuradores para compartilhar informações sobre o caso. Agora, a intenção da equipe do MPF, segundo a assessoria de imprensa da instituição, é unir esforços com a Polícia Federal.