Metanol nas bebidas: Polícia Federal e Mapa intensificam fiscalização em indústrias
Cinco estados estão sob monitoramento e testagem para identificar possíveis adulterações
Brasília|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Polícia Federal, em conjunto ao Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), fez nesta sexta-feira (3) fiscalizações em indústrias de bebidas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. A ação é uma resposta à onda de intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas falsificadas.
Durante as inspeções, foram coletadas amostras de bebidas armazenadas para análise em laboratório. O objetivo é verificar possíveis adulterações.
De acordo com o governo, a medida faz parte de um conjunto de ações para prevenir novos casos de intoxicação. Até o momento, 59 casos foram notificados, sendo 11 com confirmação laboratorial. Os registros ocorreram em três estados: São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal.
Intoxicação por metanol
O número de casos de intoxicação por metanol dispararam no estado de São Paulo durante o mês de setembro. A substância é altamente tóxica, mesmo em pequenas doses, e ataca o sistema nervoso, podendo causar cegueira e até a morte.
LEIA MAIS
Até agora, três pessoas morreram pelo uso da substância. Dois dos óbitos foram confirmados em São Bernardo do Campo e outro na capital paulista. Todas as vítimas consumiram bebidas alcoólicas adulteradas, o que levou à intensificação das ações de fiscalização pela Polícia Civil e órgãos reguladores.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
