Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Polícia prende homem suspeito de armazenar material nazista no DF

Prisão ocorreu em Ceilândia, nesta terça-feira; foram encontrados ornamentos, roupas, canecas e camisas contendo a cruz suástica

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília; colaborou Josiane Ricardo, da Record TV

Operação Terceiro Reich foi realizada em Ceilândia, no Distrito Federal, nesta terça-feira (8)
Operação Terceiro Reich foi realizada em Ceilândia, no Distrito Federal, nesta terça-feira (8)

Um homem foi preso nesta terça-feira (8) em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, suspeito de apologia ao nazismo. Com ele, policiais civis apreenderam canecas e camisas com símbolos nazistas, além de livros, bandeiras, DVD's, textos, uma espada, um soco inglês e ornamentos e roupas contendo a cruz suástica ou gamada.

O flagrante foi realizado durante a Operação Terceiro Reich, e o caso sendo investigado pela 23ª Delegacia de Polícia, responsável pela região.

A legislação brasileira prevê pena de um a três anos e multa para quem "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". 

Também estabelece pena de dois a cinco anos e multa por "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".


Leia também

O que foi o nazismo?

Logo após a Primeira Guerra Mundial, o nazismo — oficialmente, o nacional socialismo — surgiu associado ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães comandado por Adolf Hitler. É um movimento ideológico nacionalista radical, uma corrente que construiu um estado totalitário na Alemanha e foi principal fator para a Segunda Guerra Mundial.

O professor de história Marcus Vinícius de Morais do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP) esclarece que o fenômeno foi uma resposta múltipla às crises no pós-guerra. Com a destruição econômica da Alemanha e a perda na guerra, surge um sentimento de revolta entre os alemães, que culpavam o governo pela situação do país e exigiam mudanças drásticas.


Esse período foi marcado pela perseguição ao povo judeu e a construção de campos de concentração, onde milhares de pessoas foram mortas. Estima-se que tenham morrido mais de seis milhões de judeus durante o Holocausto, nos campos de concentração e em trabalhos forçados.

No Brasil a apologia ao nazismo como o uso de símbolos como a suástica, a distribuição de emblemas ou fazer propaganda do regime é considerado crime e se enquadra na Lei 7.716/1989, com pena de prisão. Essa lei também é assegurada pela Constituição.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.