Prazo para solicitar reaplicação do Enem 2024 termina nesta sexta-feira (15)
Estudantes precisam justificar para o Inep o motivo de não terem comparecido ao exame. Confira o calendário
Brasília|Do R7, em Brasília
O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) termina nesta sexta-feira (15). Os candidatos que faltaram em um dos domingos por doenças infectocontagiosas ou porque tiveram algum problema logístico, contam com o direito a refazer o exame. As provas remarcadas vão acontecer em 10 e 11 de dezembro.
leia mais
O candidato precisa justificar o motivo da ausência e apresentar os documentos que comprovem a situação específica que impediu a participação no exame original na página do participante.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai avaliar o pedido de reaplicação.
O edital prevê a reaplicação para os participantes que tiveram tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos, influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Os que tiveram problemas logísticos que comprometessem o andamento da prova, como desastre natural, falta de energia no local ou erro de execução de procedimento de aplicação, também podem refazer o exame.
Vale ressaltar que os candidatos que tiveram algum problema de saúde durante a aplicação da prova, ou que por qualquer motivo precisaram se ausentar do local, não têm direito à reaplicação da prova.
Veja o calendário do Enem
- Solicitação de reaplicação do Enem: 11/11 a 15/11
- Gabarito: 20/11 de acordo com o edital
- Reaplicação das provas: 10/12 e 11/12
- Resultado oficial: 13/01/2025